O SOROBÃ COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21736 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1040 "inscrito_id" => 871 "titulo" => "O SOROBÃ COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA" "resumo" => "É crescente o quantitativo e o qualitativo literário que abrangem como tema a Educação Especial e a Educação Inclusiva. Essa nova e crescente produção literária faz com que percebamos que muito se tem a falar e, sobretudo, a ser feito para que ambas deixem de ser apenas teorias e vigorem como práticas. Por serem muitas as deficiências, optamos por escolher a visual. Nossa escolha justifica-se por esta ser uma das duas mais facilmente vistas na sociedade e comunidade acadêmica brasileira. Também, por termos em nossa equipe de autores graduandos do curso de matemática, o que é benéfico para a produção deste estudo, pois sabe-se que a área de exatas é uma das principais queixas dos deficientes visuais. Diante disto, surgiu a ideia de fazermos o seguinte experimento: tentar fazer com que os participantes compreendam um pouco das dificuldades encontradas pelos deficientes visuais quando do ensino-aprendizagem de duas operações básicas da matemática de maneira similar ao que um cego a apreende. Para tanto, fizemos uso do sorobã. Este instrumento é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com baixa visão ou afins. Nossa escolha por este instrumento pauta-se na riqueza histórica, cultural e educacional que o mesmo tem, por se tratar de uma calculadora bem difundida entre os deficientes visuais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOROBÃ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID871_12082016233454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO FELLYPE DA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "PEDRO FELLYPE" "autor_email" => "fellype.pontes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21736 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1040 "inscrito_id" => 871 "titulo" => "O SOROBÃ COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA" "resumo" => "É crescente o quantitativo e o qualitativo literário que abrangem como tema a Educação Especial e a Educação Inclusiva. Essa nova e crescente produção literária faz com que percebamos que muito se tem a falar e, sobretudo, a ser feito para que ambas deixem de ser apenas teorias e vigorem como práticas. Por serem muitas as deficiências, optamos por escolher a visual. Nossa escolha justifica-se por esta ser uma das duas mais facilmente vistas na sociedade e comunidade acadêmica brasileira. Também, por termos em nossa equipe de autores graduandos do curso de matemática, o que é benéfico para a produção deste estudo, pois sabe-se que a área de exatas é uma das principais queixas dos deficientes visuais. Diante disto, surgiu a ideia de fazermos o seguinte experimento: tentar fazer com que os participantes compreendam um pouco das dificuldades encontradas pelos deficientes visuais quando do ensino-aprendizagem de duas operações básicas da matemática de maneira similar ao que um cego a apreende. Para tanto, fizemos uso do sorobã. Este instrumento é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com baixa visão ou afins. Nossa escolha por este instrumento pauta-se na riqueza histórica, cultural e educacional que o mesmo tem, por se tratar de uma calculadora bem difundida entre os deficientes visuais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOROBÃ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID871_12082016233454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO FELLYPE DA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "PEDRO FELLYPE" "autor_email" => "fellype.pontes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }