VIANA, Carlos Eduardo Santos et al.. Contruindo o conhecimento a partir de aulas práticas. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20585>. Acesso em: 05/11/2024 13:44
Novos significados e sentidos podem ser alcançados com as ações nas organizações do século XXI. Nesse sentido, podemos dizer que as aulas práticas são de suma importância na medida em que procuram desvendar a natureza do trabalho educativo, contribuindo no processo de formação de uma sociedade sensibilizada e capacitada. Este estudo teve como objetivo construir um conhecimento sobre paralelos e meridianos a partir de aula prática. Justifica-se pelo fato de que os alunos apresentavam dificuldades de assimilação do referido conteúdo, diante da situação foi pensado em uma aula no qual os discentes pudessem interagir. Este estudo foi desenvolvido com a turma do 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Milton Campos, que fica localizada no município de João Pessoa/PB. Durante a execução da atividade, foi necessário fazer uma introdução do conteúdo de paralelos e meridianos construindo uma noção de localização no espaço, no qual utilizou-se como instrumentos o Sol e uma bússola. No segundo momento foi trabalhado de forma teórico-prática os paralelos e meridianos, os quais foram demonstrados a partir do uso de um abacaxi que foi cortado de forma horizontal simulando os paralelos e um melão cortado em fatias na forma vertical reproduzindo a ideia dos meridianos da Terra. No último momento, foi passado um vídeo ilustrativo para melhor fixação do assunto e a turma foi dividida em grupos simulando a divisão da Terra em Norte, Sul, Leste e Oeste. Com o término do estudo, observou-se que a utilização de materiais externos trazidos para a sala de aula com o intuito de dinamizar o conteúdo foi de grande relevância, pois os alunos demonstraram interesse durante toda aula e assimilação do assunto.