Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS, INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, PARALELOS E MERIDIANOS Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20585
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 689
    "inscrito_id" => 4230
    "titulo" => "CONTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS"
    "resumo" => "Novos significados e sentidos podem ser alcançados com as ações nas organizações do século XXI. Nesse sentido, podemos dizer que as aulas práticas são de suma importância na medida em que procuram desvendar a natureza do trabalho educativo, contribuindo no processo de formação de uma sociedade sensibilizada e capacitada. Este estudo teve como objetivo construir um conhecimento sobre paralelos e meridianos a partir de aula prática. Justifica-se pelo fato de que os alunos apresentavam dificuldades de assimilação do referido conteúdo, diante da situação foi pensado em uma aula no qual os discentes pudessem interagir. Este estudo foi desenvolvido com a turma do 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Milton Campos, que fica localizada no município de João Pessoa/PB. Durante a execução da atividade, foi necessário fazer uma introdução do conteúdo de paralelos e meridianos construindo uma noção de localização no espaço, no qual utilizou-se como instrumentos o Sol e uma bússola. No segundo momento foi trabalhado de forma teórico-prática os paralelos e meridianos, os quais foram demonstrados a partir do uso de um abacaxi que foi cortado de forma horizontal simulando os paralelos e um melão cortado em fatias na forma vertical reproduzindo a ideia dos meridianos da Terra. No último momento, foi passado um vídeo ilustrativo para melhor fixação do assunto e a turma foi dividida em grupos simulando a divisão da Terra em Norte, Sul, Leste e Oeste. Com o término do estudo, observou-se que a utilização de materiais externos trazidos para a sala de aula com o intuito de dinamizar o conteúdo foi de grande relevância, pois os alunos demonstraram interesse durante toda aula e assimilação do assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, PARALELOS E MERIDIANOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID4230_08082016105152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO SANTOS VIANA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardovianajp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20585
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 689
    "inscrito_id" => 4230
    "titulo" => "CONTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS"
    "resumo" => "Novos significados e sentidos podem ser alcançados com as ações nas organizações do século XXI. Nesse sentido, podemos dizer que as aulas práticas são de suma importância na medida em que procuram desvendar a natureza do trabalho educativo, contribuindo no processo de formação de uma sociedade sensibilizada e capacitada. Este estudo teve como objetivo construir um conhecimento sobre paralelos e meridianos a partir de aula prática. Justifica-se pelo fato de que os alunos apresentavam dificuldades de assimilação do referido conteúdo, diante da situação foi pensado em uma aula no qual os discentes pudessem interagir. Este estudo foi desenvolvido com a turma do 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Milton Campos, que fica localizada no município de João Pessoa/PB. Durante a execução da atividade, foi necessário fazer uma introdução do conteúdo de paralelos e meridianos construindo uma noção de localização no espaço, no qual utilizou-se como instrumentos o Sol e uma bússola. No segundo momento foi trabalhado de forma teórico-prática os paralelos e meridianos, os quais foram demonstrados a partir do uso de um abacaxi que foi cortado de forma horizontal simulando os paralelos e um melão cortado em fatias na forma vertical reproduzindo a ideia dos meridianos da Terra. No último momento, foi passado um vídeo ilustrativo para melhor fixação do assunto e a turma foi dividida em grupos simulando a divisão da Terra em Norte, Sul, Leste e Oeste. Com o término do estudo, observou-se que a utilização de materiais externos trazidos para a sala de aula com o intuito de dinamizar o conteúdo foi de grande relevância, pois os alunos demonstraram interesse durante toda aula e assimilação do assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, PARALELOS E MERIDIANOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID4230_08082016105152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO SANTOS VIANA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardovianajp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Novos significados e sentidos podem ser alcançados com as ações nas organizações do século XXI. Nesse sentido, podemos dizer que as aulas práticas são de suma importância na medida em que procuram desvendar a natureza do trabalho educativo, contribuindo no processo de formação de uma sociedade sensibilizada e capacitada. Este estudo teve como objetivo construir um conhecimento sobre paralelos e meridianos a partir de aula prática. Justifica-se pelo fato de que os alunos apresentavam dificuldades de assimilação do referido conteúdo, diante da situação foi pensado em uma aula no qual os discentes pudessem interagir. Este estudo foi desenvolvido com a turma do 6º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Milton Campos, que fica localizada no município de João Pessoa/PB. Durante a execução da atividade, foi necessário fazer uma introdução do conteúdo de paralelos e meridianos construindo uma noção de localização no espaço, no qual utilizou-se como instrumentos o Sol e uma bússola. No segundo momento foi trabalhado de forma teórico-prática os paralelos e meridianos, os quais foram demonstrados a partir do uso de um abacaxi que foi cortado de forma horizontal simulando os paralelos e um melão cortado em fatias na forma vertical reproduzindo a ideia dos meridianos da Terra. No último momento, foi passado um vídeo ilustrativo para melhor fixação do assunto e a turma foi dividida em grupos simulando a divisão da Terra em Norte, Sul, Leste e Oeste. Com o término do estudo, observou-se que a utilização de materiais externos trazidos para a sala de aula com o intuito de dinamizar o conteúdo foi de grande relevância, pois os alunos demonstraram interesse durante toda aula e assimilação do assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.