PARAÍBA MASCULINA, MUIÉ MACHO, SIM, SINHÔ: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA MÚSICA/TEXTO "PARAÍBA" DOS COMPOSITORES LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
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Autor e coautores mostraram-se interessados em aprofundar esse estudo, buscando, nas teorias da Linguística e Semiótica, subsídios para verificação e análise da proposta apresentada, dando-lhe significado a partir dos discursos subjacentes na letra da música “Paraíba”, objeto de estudo deste trabalho, que foi analisada à luz da Linguística e Semiótica, nos três segmentos: - estrutura narrativa, discursiva e fundamental. Justifica-se a escolha deste cantor e compositor para a realização dessa pesquisa pela relevância de se trabalhar o texto em forma de música que, sem margem de dúvida, vai ao encontro do universo onde o aluno está inserido, aproximando-o de sua realidade e por considerar que este tipo de texto se constitui num instrumento que permite ao aluno a assimilação dos conteúdos de Língua Portuguesa e de áreas do conhecimento a partir de uma dinâmica de trabalho inovadora. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica com base em estudos teóricos da Linguística e da Semiótica sobre a música “Paraíba” com atenção voltada para os temas utilizados na composição de seu texto.\r\n PALAVRAS-CHAVE: Linguística, Semiótica, Luiz Gonzaga, Cultura, Identidade. 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