A DANÇA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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O interesse por este estudo se deu a partir de experiências próprias em uma escola pública durante a atuação em estágio curricular, em que os autores puderam observar o desinteresse dos/as alunos/as nas aulas regulares, percebendo-se, no entanto, que havia maior envolvimento nas atividades que englobavam a dança. Com isso, surgiram as seguintes questões da pesquisa: por que não trabalhar a dança como recurso didático durante as aulas, visto que, o interesse pela linguagem artística é considerável? Por que não incluí-la nos conteúdos que fazem parte do currículo? A relevância desta pesquisa justifica-se pela necessidade de questionarmos os discursos hegemônicos que são reproduzidos nos currículos escolares, uma vez que a dança pode ser um importante instrumento para desconstruir estereótipos e incluir conteúdos que, muitas vezes, estão às margens da perspectiva curricular oficial, concebendo-se, assim, práticas pedagógicas emancipatórias e democráticas. 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