O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS RELAÇÕES DE SABER, PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21751 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 825 "inscrito_id" => 901 "titulo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS RELAÇÕES DE SABER, PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "Ao longo do processo histórico das pessoas com deficiência, acompanha-se movimentos sociais e educacionais de exclusão, integração e de inclusão, identificamos o professor com o papel como um dos protagonistas para a inclusão dos alunos na sala regular, além de ser mediador no processo de ensino e aprendizagem das crianças com as mais diversas deficiências, dentre elas, alunos com Transtorno do Espectro Autista. O debate sobre a integração e inclusão foi intensificado nas décadas de 70 e 80. O paradigma da integração corresponde à ideia do ingresso do aluno com deficiência na escola regular que não modifica sua estrutura pedagógica para receber esse aluno. A inclusão escolar gera o privilegio das diferenças, a oportunidade de todos conviverem juntas, onde a escola se adapta e organiza sua estrutura física e pedagógica para receber todos os alunos, independente de suas limitações, deficiências e condições intelectuais, culturais e sociais. A pesquisa teve como objeto de estudo as relações de saber, prática e formação do docente para lidar com o aluno autista. Teve como objetivos analisar a formação e a prática de um professor de um aluno autista; conceituar o autismo; contextualizar processo de exclusão e inclusão no Brasil. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa, bibliográfico e com uma pesquisa de campo. O estudo teve como aporte teórico-metodológico em: Bezerra (2007), Carvalho (2011), Dourado (2012), Gauthier (1998), Leitão (2008), Leboyer (2002), Magalhães (2002), Martins(2009), Santos (2015), Tardif (2000, 2002). O resultado da pesquisa aponta os saberes de formação e da prática do docente com a criança autista na sala de aula, as dificuldades e a aprendizagem na carreira profissional e a necessidade de uma formação pedagógica com sentidos e significados para o processo de ensino e aprendizagem direcionado aos alunos com deficiência e com transtornos de desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID901_10082016210032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO" "autor_email" => "rachel.monteiro@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21751 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 825 "inscrito_id" => 901 "titulo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS RELAÇÕES DE SABER, PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "Ao longo do processo histórico das pessoas com deficiência, acompanha-se movimentos sociais e educacionais de exclusão, integração e de inclusão, identificamos o professor com o papel como um dos protagonistas para a inclusão dos alunos na sala regular, além de ser mediador no processo de ensino e aprendizagem das crianças com as mais diversas deficiências, dentre elas, alunos com Transtorno do Espectro Autista. O debate sobre a integração e inclusão foi intensificado nas décadas de 70 e 80. O paradigma da integração corresponde à ideia do ingresso do aluno com deficiência na escola regular que não modifica sua estrutura pedagógica para receber esse aluno. A inclusão escolar gera o privilegio das diferenças, a oportunidade de todos conviverem juntas, onde a escola se adapta e organiza sua estrutura física e pedagógica para receber todos os alunos, independente de suas limitações, deficiências e condições intelectuais, culturais e sociais. A pesquisa teve como objeto de estudo as relações de saber, prática e formação do docente para lidar com o aluno autista. Teve como objetivos analisar a formação e a prática de um professor de um aluno autista; conceituar o autismo; contextualizar processo de exclusão e inclusão no Brasil. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa, bibliográfico e com uma pesquisa de campo. O estudo teve como aporte teórico-metodológico em: Bezerra (2007), Carvalho (2011), Dourado (2012), Gauthier (1998), Leitão (2008), Leboyer (2002), Magalhães (2002), Martins(2009), Santos (2015), Tardif (2000, 2002). O resultado da pesquisa aponta os saberes de formação e da prática do docente com a criança autista na sala de aula, as dificuldades e a aprendizagem na carreira profissional e a necessidade de uma formação pedagógica com sentidos e significados para o processo de ensino e aprendizagem direcionado aos alunos com deficiência e com transtornos de desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID901_10082016210032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO" "autor_email" => "rachel.monteiro@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }