Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OUVINDO HISTÓRIAS, INTERPRETANDO MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, HISTÓRIA, MEMÓRIA Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21870
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2143
    "inscrito_id" => 2881
    "titulo" => "OUVINDO HISTÓRIAS, INTERPRETANDO MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => """
      Esse artigo tem como objetivo principal descrever o projeto realizado sobre a aprendizagem dos gêneros textuais: entrevista e relato de memória, realizado de modo a favorecer a prática da oralidade e escrita do texto jornalístico e ao mesmo tempo o contato do aluno com a sua comunidade, mais especificamente com as pessoas da chamada terceira idade. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes, estado da Paraíba. Foi produzido no mês de junho de 2015 e executado entre os meses de julho a outubro de 2015. O projeto contou com a participação efetiva de 16 alunos e envolveu diversas atividades, que foram realizadas em grupo , desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Os resultados alcançados com a implantação desse projeto foram satisfatórios para todos: alunos, professora orientadora, comunidade. Mesmo com todos os obstáculos encontrados pelo caminho, os alunos perceberam a importância do trabalho que realizaram, pois tiveram contato com assuntos que até então não eram discutidos por eles, apesar de fazer parte do seu universo e ao mesmo tempo sentiram na pele os problemas que afetam os idosos pertencentes a sua comunidade. Os alunos enriqueceram sua bagagem cultural, exerceram a oralidade, muitos perderam a timidez e passaram a discutir mais os textos, expondo suas opiniões, nesse sentido, produziram conhecimento.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Gêneros textuais, História e Memória.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, HISTÓRIA, MEMÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID2881_15082016213852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANA"
    "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21870
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2143
    "inscrito_id" => 2881
    "titulo" => "OUVINDO HISTÓRIAS, INTERPRETANDO MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => """
      Esse artigo tem como objetivo principal descrever o projeto realizado sobre a aprendizagem dos gêneros textuais: entrevista e relato de memória, realizado de modo a favorecer a prática da oralidade e escrita do texto jornalístico e ao mesmo tempo o contato do aluno com a sua comunidade, mais especificamente com as pessoas da chamada terceira idade. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes, estado da Paraíba. Foi produzido no mês de junho de 2015 e executado entre os meses de julho a outubro de 2015. O projeto contou com a participação efetiva de 16 alunos e envolveu diversas atividades, que foram realizadas em grupo , desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Os resultados alcançados com a implantação desse projeto foram satisfatórios para todos: alunos, professora orientadora, comunidade. Mesmo com todos os obstáculos encontrados pelo caminho, os alunos perceberam a importância do trabalho que realizaram, pois tiveram contato com assuntos que até então não eram discutidos por eles, apesar de fazer parte do seu universo e ao mesmo tempo sentiram na pele os problemas que afetam os idosos pertencentes a sua comunidade. Os alunos enriqueceram sua bagagem cultural, exerceram a oralidade, muitos perderam a timidez e passaram a discutir mais os textos, expondo suas opiniões, nesse sentido, produziram conhecimento.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Gêneros textuais, História e Memória.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, HISTÓRIA, MEMÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID2881_15082016213852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANA"
    "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse artigo tem como objetivo principal descrever o projeto realizado sobre a aprendizagem dos gêneros textuais: entrevista e relato de memória, realizado de modo a favorecer a prática da oralidade e escrita do texto jornalístico e ao mesmo tempo o contato do aluno com a sua comunidade, mais especificamente com as pessoas da chamada terceira idade. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes, estado da Paraíba. Foi produzido no mês de junho de 2015 e executado entre os meses de julho a outubro de 2015. O projeto contou com a participação efetiva de 16 alunos e envolveu diversas atividades, que foram realizadas em grupo , desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Os resultados alcançados com a implantação desse projeto foram satisfatórios para todos: alunos, professora orientadora, comunidade. Mesmo com todos os obstáculos encontrados pelo caminho, os alunos perceberam a importância do trabalho que realizaram, pois tiveram contato com assuntos que até então não eram discutidos por eles, apesar de fazer parte do seu universo e ao mesmo tempo sentiram na pele os problemas que afetam os idosos pertencentes a sua comunidade. Os alunos enriqueceram sua bagagem cultural, exerceram a oralidade, muitos perderam a timidez e passaram a discutir mais os textos, expondo suas opiniões, nesse sentido, produziram conhecimento. Palavras-Chave: Gêneros textuais, História e Memória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.