Este estudo investigativo foi desenvolvido com quatro turmas em uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Carpina, Pernambuco. Buscou averiguar se o uso de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, conhecer as contribuições e a utilização de jogos no ensino de química como um parâmetro instigante para a aprendizagem deste componente curricular. A utilização de jogos didáticos é uma alternativa que tem como objetivo melhorar o desempenho dos discentes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. É imprescindível destacarmos que o jogo didático contem a função lúdica e a função educativa e por ser utilizado em determinadas finalidades pedagógicas é essencial para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, pois viabiliza um repertório de progresso, seja na esfera cognitiva, na social, motor e afetiva. Durante os debates realizados na sala de aula, os alunos relataram a importância do uso de jogos no ensino de química e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que é uma ferramenta metodológica importante, pois ela torna um diferencial no aprendizado e causam uma interação maior entre os demais colegas. Através dos depoimentos relatados, podemos concluir que os jogos químicos auxiliam tanto o docente quanto ao discente, tendo a oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica, interessante e prazerosa. Portanto, torna-se notório que os jogos didáticos são importantes estratégias para o ensino de química, pois motiva e permite participar do processo da construção do conhecimento, contribuindo de forma positiva no âmbito escolar para aprendizagem do aluno.