Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19908
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2371
    "inscrito_id" => 3179
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este estudo investigativo foi desenvolvido com quatro turmas em uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Carpina, Pernambuco. Buscou averiguar se o uso de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, conhecer as contribuições e a utilização de jogos no ensino de química como um parâmetro instigante para a aprendizagem deste componente curricular. A utilização de jogos didáticos é uma alternativa que tem como objetivo melhorar o desempenho dos discentes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. É imprescindível destacarmos que o jogo didático contem a função lúdica e a função educativa e por ser utilizado em determinadas finalidades pedagógicas é essencial para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, pois viabiliza um repertório de progresso, seja na esfera cognitiva, na social, motor e afetiva. Durante os debates realizados na sala de aula, os alunos relataram a importância do uso de jogos no ensino de química e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que é uma ferramenta metodológica importante, pois ela torna um diferencial no aprendizado e causam uma interação maior entre os demais colegas. Através dos depoimentos relatados, podemos concluir que os jogos químicos auxiliam tanto o docente quanto ao discente, tendo a oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica, interessante e prazerosa. Portanto, torna-se notório que os jogos didáticos são importantes estratégias para o ensino de química, pois motiva e permite participar do processo da construção do conhecimento, contribuindo de forma positiva no âmbito escolar para aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3179_16082016195444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA"
    "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19908
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2371
    "inscrito_id" => 3179
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este estudo investigativo foi desenvolvido com quatro turmas em uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Carpina, Pernambuco. Buscou averiguar se o uso de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, conhecer as contribuições e a utilização de jogos no ensino de química como um parâmetro instigante para a aprendizagem deste componente curricular. A utilização de jogos didáticos é uma alternativa que tem como objetivo melhorar o desempenho dos discentes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. É imprescindível destacarmos que o jogo didático contem a função lúdica e a função educativa e por ser utilizado em determinadas finalidades pedagógicas é essencial para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, pois viabiliza um repertório de progresso, seja na esfera cognitiva, na social, motor e afetiva. Durante os debates realizados na sala de aula, os alunos relataram a importância do uso de jogos no ensino de química e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que é uma ferramenta metodológica importante, pois ela torna um diferencial no aprendizado e causam uma interação maior entre os demais colegas. Através dos depoimentos relatados, podemos concluir que os jogos químicos auxiliam tanto o docente quanto ao discente, tendo a oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica, interessante e prazerosa. Portanto, torna-se notório que os jogos didáticos são importantes estratégias para o ensino de química, pois motiva e permite participar do processo da construção do conhecimento, contribuindo de forma positiva no âmbito escolar para aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3179_16082016195444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA"
    "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo investigativo foi desenvolvido com quatro turmas em uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Carpina, Pernambuco. Buscou averiguar se o uso de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, conhecer as contribuições e a utilização de jogos no ensino de química como um parâmetro instigante para a aprendizagem deste componente curricular. A utilização de jogos didáticos é uma alternativa que tem como objetivo melhorar o desempenho dos discentes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. É imprescindível destacarmos que o jogo didático contem a função lúdica e a função educativa e por ser utilizado em determinadas finalidades pedagógicas é essencial para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, pois viabiliza um repertório de progresso, seja na esfera cognitiva, na social, motor e afetiva. Durante os debates realizados na sala de aula, os alunos relataram a importância do uso de jogos no ensino de química e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que é uma ferramenta metodológica importante, pois ela torna um diferencial no aprendizado e causam uma interação maior entre os demais colegas. Através dos depoimentos relatados, podemos concluir que os jogos químicos auxiliam tanto o docente quanto ao discente, tendo a oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica, interessante e prazerosa. Portanto, torna-se notório que os jogos didáticos são importantes estratégias para o ensino de química, pois motiva e permite participar do processo da construção do conhecimento, contribuindo de forma positiva no âmbito escolar para aprendizagem do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.