SEXUALIDADE E GÊNERO E ENSINO DE CIÊNCIAS: BUSCANDO NOVOS SENTIDOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22262 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3057 "inscrito_id" => 11939 "titulo" => "SEXUALIDADE E GÊNERO E ENSINO DE CIÊNCIAS: BUSCANDO NOVOS SENTIDOS" "resumo" => "O presente artigo objetiva destacar breves tópicos da temática de sexualidade e gênero e sua articulação com o ensino de ciências e refletir sobre novos sentidos de abordagens no campo de ensino de ciências. O estudo é de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e buscou subsídios teóricos para leitura e análise acerca da temática, de modo a contribuir para discussões desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências que está em andamento. O necessário diálogo acerca de sexualidade e gênero no ensino de ciência dá possibilidade de novas visões para além da perspectiva biológica, haja vista que as problemáticas envolvendo a temática fincadas em visões reducionistas, refletem em práticas descontextualizadas e em processo formativo das/dos estudantes sem respeito as diferenças. Nesse sentido, rupturas no trato com a temática no ensino de ciências são necessárias na medida que abrange novos diálogos, mais abertos e críticos, fundamentalmente nas escolas, onde essas relações se apresentam cotidianamente, valorizando-se determinadas identidades em detrimento de outras. Trata-se de um novo olhar sobre a sexualidade e gênero no ensino de ciências, a qual vem romper com uma concepção teórica anterior baseada em uma visão puramente biológica. A intencionalidade das breves reflexões se dá no entendimento de que as relações das áreas em destaque possibilitam uma aproximação do cotidiano das/dos estudantes com os conhecimentos científicos socialmente construídos, sem distanciar das problemáticas sociais, contribuindo para um processo formativo crítico, político e de valorização das identidades de gêneros e sexuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, GÊNERO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID11939_17082016225830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA NARANJO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "PAULA NARANJO" "autor_email" => "naranjo.paulac@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC AM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22262 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3057 "inscrito_id" => 11939 "titulo" => "SEXUALIDADE E GÊNERO E ENSINO DE CIÊNCIAS: BUSCANDO NOVOS SENTIDOS" "resumo" => "O presente artigo objetiva destacar breves tópicos da temática de sexualidade e gênero e sua articulação com o ensino de ciências e refletir sobre novos sentidos de abordagens no campo de ensino de ciências. O estudo é de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e buscou subsídios teóricos para leitura e análise acerca da temática, de modo a contribuir para discussões desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências que está em andamento. O necessário diálogo acerca de sexualidade e gênero no ensino de ciência dá possibilidade de novas visões para além da perspectiva biológica, haja vista que as problemáticas envolvendo a temática fincadas em visões reducionistas, refletem em práticas descontextualizadas e em processo formativo das/dos estudantes sem respeito as diferenças. Nesse sentido, rupturas no trato com a temática no ensino de ciências são necessárias na medida que abrange novos diálogos, mais abertos e críticos, fundamentalmente nas escolas, onde essas relações se apresentam cotidianamente, valorizando-se determinadas identidades em detrimento de outras. Trata-se de um novo olhar sobre a sexualidade e gênero no ensino de ciências, a qual vem romper com uma concepção teórica anterior baseada em uma visão puramente biológica. A intencionalidade das breves reflexões se dá no entendimento de que as relações das áreas em destaque possibilitam uma aproximação do cotidiano das/dos estudantes com os conhecimentos científicos socialmente construídos, sem distanciar das problemáticas sociais, contribuindo para um processo formativo crítico, político e de valorização das identidades de gêneros e sexuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, GÊNERO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID11939_17082016225830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA NARANJO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "PAULA NARANJO" "autor_email" => "naranjo.paulac@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC AM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }