O presente projeto relata a experiência da IV Olimpíada Interna de Matemática do PREMEN (IV OIMP), realizada em 2016 por alunos bolsistas do subprojeto em matemática PIBID – UEPB, e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB. Tendo em vista a importância dessa matéria tanto na vida acadêmica, quanto na vida pessoal e futuramente profissional, dos alunos e a proximidade da realização da OBMEP, realizamos esse projeto com o intuito principal de suprir algumas dificuldades em torno desta disciplina e, também, estimular e promover o estudo de Matemática dos alunos do PREMEN; colaborar na melhoria da qualidade de ensino de matemática na educação básica; despertar nos alunos do ensino básico a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos.
O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas de fundamental importância para a realização da OIMP
1º Momento: Foram abertas as inscrições para os aulões nos dias 13 e 14 de abril de 2016, com divulgação através de cartazes e convocação nas salas de aula, feitas pelos professores de matemática da escola.
2º Momento: Foram realizados três aulões. Trabalhamos conteúdos diferentes da Matemática. A cada aula foi entregue uma lista de exercício contendo 20 questões de acordo com o nível dos alunos. Dividimos o grupo de participantes em duas salas, onde cada bolsista ficou responsável por apresentar três questões.
3º Momento: Os alunos inscritos participaram da prova da IV OIMP.
4º Momento: Foi realizada uma cerimônia de premiação, onde os dez primeiros colocados receberam certificados e notas referentes há um bimestre, medalhas de ouro, prata e bronze para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, e um tablet ofertado pelo diretor da escola para o primeiro colocado. Neste evento, estavam presentes nós bolsistas, os classificados, o diretor da escola, duas professoras de matemática da escola, a supervisora e a coordenadora do PIBID.
A realização da olimpíada aponta para a necessidade de um trabalho efetivo quanto aos conteúdos da aprendizagem. Para nós, bolsistas do PIBID, foi bastante satisfatório a experiência que tivemos antes, durante e depois da realização da prova. Assim, com esta prática a vivência de outra percepção de olimpíada vai de encontro às velhas técnicas tradicionais, que reduzem as olimpíadas de matemática em procedimentos previamente fixados e forte espírito de competição.