Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUENCIA DAS TRAJETÓRIAS SOCIAIS NAS (RE)CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS E NOS MODOS DE AÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DA UFMG

Palavra-chaves: INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ENSINO MÉDIO, SOCIALIZAÇÃO, IDENTIDADE Pôster (PO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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    "resumo" => "O Programa de Iniciação Científica Júnior-PIC-Jr  é um programa institucional apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG que desde 1998 integra estudantes de nível médio das redes de ensino Federal e Estadual a grupos de pesquisa da Universidade. Na UFMG já participaram mais de 500 jovens (entre 15 e 18 anos) e 300 pesquisadores. Tal abrangência levou para o âmbito da UFMG sujeitos de diferentes grupos sociais, possibilitando o encontro entre estudantes de nível médio, nível médio profissional, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade. Por meio dos princípios metodológicos da história oral, resgatamos o que os estudantes, pesquisadores orientadores e coordenadores locais das escolas vinculadas participantes - no período de 2007 a 2009 - retiveram na memória referente às expectativas e experiências antes, durante e depois da passagem pelo Provoc na UFMG. Ao produzirmos as entrevistas nos deparamos com enredos que se referiam às vivências de socialização contextualizadas em diferentes matrizes culturais (da família, do lugar sociocultural onde os entrevistados vivem, religiosa, das escolas de nível básico, das acadêmicas, dentre outras.) que marcaram fortemente a vida de cada um. No presente artigo apresentamos as análises dos relatos dos estudantes egressos que se referem as trajetórias sociais e os processos de reconfigurações identitárias e aos modos de ação dos estudantes junto aos grupos de pesquisa, levando em consideração o complexo jogo de forças a que esses jovens estiveram submetidos em seus diferentes percursos de socialização e sociabilidade, seja no programa, seja nos outros espaços sociais frequentados. Temos a expectativa de que os dados gerados nesta pesquisa auxiliem em reflexões, avaliações e no aprimoramento de programas de natureza semelhante no interior da UFMG, na interação com as escolas vinculadas e em outras entidades que desenvolvem propostas de Iniciação Científica destinadas aos jovens da educação básica e profissional."
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Programa de Iniciação Científica Júnior-PIC-Jr é um programa institucional apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG que desde 1998 integra estudantes de nível médio das redes de ensino Federal e Estadual a grupos de pesquisa da Universidade. Na UFMG já participaram mais de 500 jovens (entre 15 e 18 anos) e 300 pesquisadores. Tal abrangência levou para o âmbito da UFMG sujeitos de diferentes grupos sociais, possibilitando o encontro entre estudantes de nível médio, nível médio profissional, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade. Por meio dos princípios metodológicos da história oral, resgatamos o que os estudantes, pesquisadores orientadores e coordenadores locais das escolas vinculadas participantes - no período de 2007 a 2009 - retiveram na memória referente às expectativas e experiências antes, durante e depois da passagem pelo Provoc na UFMG. Ao produzirmos as entrevistas nos deparamos com enredos que se referiam às vivências de socialização contextualizadas em diferentes matrizes culturais (da família, do lugar sociocultural onde os entrevistados vivem, religiosa, das escolas de nível básico, das acadêmicas, dentre outras.) que marcaram fortemente a vida de cada um. No presente artigo apresentamos as análises dos relatos dos estudantes egressos que se referem as trajetórias sociais e os processos de reconfigurações identitárias e aos modos de ação dos estudantes junto aos grupos de pesquisa, levando em consideração o complexo jogo de forças a que esses jovens estiveram submetidos em seus diferentes percursos de socialização e sociabilidade, seja no programa, seja nos outros espaços sociais frequentados. Temos a expectativa de que os dados gerados nesta pesquisa auxiliem em reflexões, avaliações e no aprimoramento de programas de natureza semelhante no interior da UFMG, na interação com as escolas vinculadas e em outras entidades que desenvolvem propostas de Iniciação Científica destinadas aos jovens da educação básica e profissional.

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