O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: PROFESSORES INSTRUTORES OU EDUCADORES?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21537 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3110 "inscrito_id" => 12331 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: PROFESSORES INSTRUTORES OU EDUCADORES?" "resumo" => "O artigo o aborda uma discussão sobre o papel e o perfil do professor educador e o professor instrutor como sujeito formador, com o objetivo geral de analisar se no ensino de Ciências Biológicas há professores educadores ou instrutores na formação do sujeito. Tornou-se essencial leitura bibliográfica em periódicos, revistas e livros para o aprimoramento do conhecimento, em seguida foi desenvolvida uma pesquisa de campo em quatro escolas – A, B, C e D, localizadas na cidade de São Raimundo Nonato, com uma professora de Ciências do ensino fundamental de cada escola, aqui chamadas de Ana, Maria, Clara e Rosa. Por meio da aplicação de um questionário com dez alternativas objetivas, e os resultados foram analisados por meio de um olhar quantitativo e qualitativo. Com relação a este mostra que o desafio maior é deixar o papel de instruir pelo o de educar. E tornar o facilitador do processo ensino e aprendizagem. O educador tem que assumir como o ser comprometido com o ensino e transformar a educação ao longo do processo histórico, na formação do sujeito. O professor educador é o sujeito mediador do conhecimento para a formação de cidadãos conscientes, como sujeito social. No exercício do seu direito e dever perante uma sociedade, mas justa e igualitária. Os saberes do educando tem que ser a base e o foco dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Afinal ele é o sujeito do ensino, a busca pelas buscas dos ideais dos alunos é fundamental. A inteligência mutua de cada um e a capacidade intelectual não é homogênea. Com base nos resultados obtidos acredita-se que as professoras entrevistadas se enquadram dentro do perfil de educadoras. A leitura aqui realizada pode contribuir para examinar o papel do professor educador como um formador do sujeito crítico social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, SUJEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12331_18082016111950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA SANTOS LANDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTOS" "autor_email" => "danielalandim.bio@gmail.c" "autor_ies" => "CEEP- CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GERCÍLIO DE CASTRO MACÊDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21537 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3110 "inscrito_id" => 12331 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: PROFESSORES INSTRUTORES OU EDUCADORES?" "resumo" => "O artigo o aborda uma discussão sobre o papel e o perfil do professor educador e o professor instrutor como sujeito formador, com o objetivo geral de analisar se no ensino de Ciências Biológicas há professores educadores ou instrutores na formação do sujeito. Tornou-se essencial leitura bibliográfica em periódicos, revistas e livros para o aprimoramento do conhecimento, em seguida foi desenvolvida uma pesquisa de campo em quatro escolas – A, B, C e D, localizadas na cidade de São Raimundo Nonato, com uma professora de Ciências do ensino fundamental de cada escola, aqui chamadas de Ana, Maria, Clara e Rosa. Por meio da aplicação de um questionário com dez alternativas objetivas, e os resultados foram analisados por meio de um olhar quantitativo e qualitativo. Com relação a este mostra que o desafio maior é deixar o papel de instruir pelo o de educar. E tornar o facilitador do processo ensino e aprendizagem. O educador tem que assumir como o ser comprometido com o ensino e transformar a educação ao longo do processo histórico, na formação do sujeito. O professor educador é o sujeito mediador do conhecimento para a formação de cidadãos conscientes, como sujeito social. No exercício do seu direito e dever perante uma sociedade, mas justa e igualitária. Os saberes do educando tem que ser a base e o foco dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Afinal ele é o sujeito do ensino, a busca pelas buscas dos ideais dos alunos é fundamental. A inteligência mutua de cada um e a capacidade intelectual não é homogênea. Com base nos resultados obtidos acredita-se que as professoras entrevistadas se enquadram dentro do perfil de educadoras. A leitura aqui realizada pode contribuir para examinar o papel do professor educador como um formador do sujeito crítico social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, SUJEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12331_18082016111950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA SANTOS LANDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTOS" "autor_email" => "danielalandim.bio@gmail.c" "autor_ies" => "CEEP- CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GERCÍLIO DE CASTRO MACÊDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }