Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA COM O BINGO DOS NÚMEROS INTEIROS.

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21770
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1806
    "inscrito_id" => 6872
    "titulo" => "O USO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA COM O BINGO DOS NÚMEROS INTEIROS."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do uso de jogos como forma de contribuição e estratégia pedagógica para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da matemática, utilizando uma proposta do jogo como ferramenta na aprendizagem das operações básicas (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) no conjunto dos números inteiros para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Fundamentamos esta pesquisa em: Grando (2004), Kishimoto (1994), Lorenzato (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais que defendem o uso de materiais didáticos (entre eles, os jogos) como um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6872_15082016150630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA DAYANE MARTINS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalyta.dayane@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21770
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1806
    "inscrito_id" => 6872
    "titulo" => "O USO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA COM O BINGO DOS NÚMEROS INTEIROS."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do uso de jogos como forma de contribuição e estratégia pedagógica para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da matemática, utilizando uma proposta do jogo como ferramenta na aprendizagem das operações básicas (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) no conjunto dos números inteiros para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Fundamentamos esta pesquisa em: Grando (2004), Kishimoto (1994), Lorenzato (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais que defendem o uso de materiais didáticos (entre eles, os jogos) como um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6872_15082016150630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA DAYANE MARTINS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalyta.dayane@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do uso de jogos como forma de contribuição e estratégia pedagógica para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da matemática, utilizando uma proposta do jogo como ferramenta na aprendizagem das operações básicas (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) no conjunto dos números inteiros para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Fundamentamos esta pesquisa em: Grando (2004), Kishimoto (1994), Lorenzato (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais que defendem o uso de materiais didáticos (entre eles, os jogos) como um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.