LGBTFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21352 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 996 "inscrito_id" => 5735 "titulo" => "LGBTFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo abordar a LGBTfobia no ambiente escolar, numa perspectiva de compreender quais os desafios da prática docente diante de tal realidade. Este estudo foi motivado ao perceber a exclusão social e as mais diversas formas de preconceito vivenciada por jovens e adolescentes LGBTs dentro das escolas juntamente com um crescente aumento no número de casos de violência surge a necessidade de se tratar gênero e sexualidade dentro das escolas. No primeiro momento, optou-se por trabalhar com duas abordagens: primeiramente, como a questão da diversidade sexual é discutida no ambiente escolar buscando destacar o posicionamento de professores e ex-alunos acerca do assunto. Por fim, pretende-se discutir as consequências que a LGBTfobia traz para toda a comunidade escolar na vivência plena de seus ao princípio da dignidade da pessoa humana, um tema ainda pouco difundido, embora frequente, muitas vezes esquecido pela comunidade educacional. Para tanto, aplicou-se um questionário junto a dois professores de escolas públicas estaduais da região metropolitana de João Pessoa-PB e uma entrevista contendo questões abertas junto a três ex-alunos com orientação homossexual. Por fim, constatou-se que existe uma necessidade de articular meios pelos quais os estudantes LGBTs possam denunciar a discriminação e a violência LGBTfóbica nas escolas, desenvolvendo mecanismos que precisam ser eficientes na resolução de tais problemas. Assim, é fundamental que políticas públicas sejam implementadas nas escolas, garantindo a todos os adolescentes e jovens o direito a uma educação sexual que preze a igualdade sexual de forma a emancipar o aluno LGBT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LGBTFOBIA, EDUCAÇÃO, BULLYING, SEXUALIDADE, SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA11_ID5735_12082016183610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GUILHERME CALIXTO" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiagoguilhermecalixto@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21352 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 996 "inscrito_id" => 5735 "titulo" => "LGBTFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo abordar a LGBTfobia no ambiente escolar, numa perspectiva de compreender quais os desafios da prática docente diante de tal realidade. Este estudo foi motivado ao perceber a exclusão social e as mais diversas formas de preconceito vivenciada por jovens e adolescentes LGBTs dentro das escolas juntamente com um crescente aumento no número de casos de violência surge a necessidade de se tratar gênero e sexualidade dentro das escolas. No primeiro momento, optou-se por trabalhar com duas abordagens: primeiramente, como a questão da diversidade sexual é discutida no ambiente escolar buscando destacar o posicionamento de professores e ex-alunos acerca do assunto. Por fim, pretende-se discutir as consequências que a LGBTfobia traz para toda a comunidade escolar na vivência plena de seus ao princípio da dignidade da pessoa humana, um tema ainda pouco difundido, embora frequente, muitas vezes esquecido pela comunidade educacional. Para tanto, aplicou-se um questionário junto a dois professores de escolas públicas estaduais da região metropolitana de João Pessoa-PB e uma entrevista contendo questões abertas junto a três ex-alunos com orientação homossexual. Por fim, constatou-se que existe uma necessidade de articular meios pelos quais os estudantes LGBTs possam denunciar a discriminação e a violência LGBTfóbica nas escolas, desenvolvendo mecanismos que precisam ser eficientes na resolução de tais problemas. Assim, é fundamental que políticas públicas sejam implementadas nas escolas, garantindo a todos os adolescentes e jovens o direito a uma educação sexual que preze a igualdade sexual de forma a emancipar o aluno LGBT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LGBTFOBIA, EDUCAÇÃO, BULLYING, SEXUALIDADE, SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA11_ID5735_12082016183610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GUILHERME CALIXTO" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiagoguilhermecalixto@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }