O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as práticas de ensino no processo da alfabetização, refletindo a didática com foco na psicogênese da língua escrita, trazendo o funcionamento do Programa de do governo federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e fazendo um estudo com professores que participaram da formação do PNAIC de língua portuguesa no ano de 2013. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico, reflexões coletivas e experiências vivenciadas durante as aulas da disciplina Formação e Infância do curso de Pós Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Fundamenta-se em Freinet (2010), Ferreiro (1989), Soares (1994) e os autores que estão embasando os cadernos de orientações das professoras alfabetizadoras recebidos como material de estudo no curso ofertado pelo Ministério da Educação e da Cultura. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró-RN, onde foi realizado a pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras que exercem sua prática no 1 º ano do ensino fundamental. Diante do que foi vivenciado na análise dos dados, compreendemos que: O PNAIC trouxe em sua proposta processos de alfabetização que vem contribuindo com a prática de professores alfabetizadores para a promoção da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, podemos perceber no desenvolver do estudo, a importância da formação continuada no processo de construção e melhoria da didática desenvolvida por professores na busca de alfabetizar os alunos na idade certa, como também para desmistificação de práticas tradicionais que alguns professores ainda utilizam como base e melhoramento de sua prática.