Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC.

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS, PNAIC Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20189
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3227
    "inscrito_id" => 12663
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as práticas de ensino no processo da alfabetização, refletindo a didática com foco na psicogênese da língua escrita, trazendo o funcionamento do Programa de do governo federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e fazendo um estudo com professores que participaram da formação do PNAIC de língua portuguesa no ano de 2013. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico, reflexões coletivas e experiências vivenciadas durante as aulas da disciplina Formação e Infância do curso de Pós Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Fundamenta-se em Freinet (2010), Ferreiro (1989), Soares (1994) e os autores que estão embasando os cadernos de orientações das professoras alfabetizadoras recebidos como material de estudo no curso ofertado pelo Ministério da Educação e da Cultura. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró-RN, onde foi realizado a pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras que exercem sua prática no 1 º ano do ensino fundamental. Diante do que foi vivenciado na análise dos dados, compreendemos que: O PNAIC trouxe em sua proposta processos de alfabetização que vem contribuindo com a prática de professores alfabetizadores para a promoção da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, podemos perceber no desenvolver do estudo, a importância da formação continuada no processo de construção e melhoria da didática desenvolvida por professores na busca de alfabetizar os alunos na idade certa, como também para desmistificação de práticas tradicionais que alguns professores ainda utilizam como base e melhoramento de sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS, PNAIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12663_18082016153324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA RAVENNA VIEIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA RAVENNA"
    "autor_email" => "arravenna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20189
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3227
    "inscrito_id" => 12663
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as práticas de ensino no processo da alfabetização, refletindo a didática com foco na psicogênese da língua escrita, trazendo o funcionamento do Programa de do governo federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e fazendo um estudo com professores que participaram da formação do PNAIC de língua portuguesa no ano de 2013. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico, reflexões coletivas e experiências vivenciadas durante as aulas da disciplina Formação e Infância do curso de Pós Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Fundamenta-se em Freinet (2010), Ferreiro (1989), Soares (1994) e os autores que estão embasando os cadernos de orientações das professoras alfabetizadoras recebidos como material de estudo no curso ofertado pelo Ministério da Educação e da Cultura. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró-RN, onde foi realizado a pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras que exercem sua prática no 1 º ano do ensino fundamental. Diante do que foi vivenciado na análise dos dados, compreendemos que: O PNAIC trouxe em sua proposta processos de alfabetização que vem contribuindo com a prática de professores alfabetizadores para a promoção da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, podemos perceber no desenvolver do estudo, a importância da formação continuada no processo de construção e melhoria da didática desenvolvida por professores na busca de alfabetizar os alunos na idade certa, como também para desmistificação de práticas tradicionais que alguns professores ainda utilizam como base e melhoramento de sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS, PNAIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12663_18082016153324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA RAVENNA VIEIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA RAVENNA"
    "autor_email" => "arravenna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as práticas de ensino no processo da alfabetização, refletindo a didática com foco na psicogênese da língua escrita, trazendo o funcionamento do Programa de do governo federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e fazendo um estudo com professores que participaram da formação do PNAIC de língua portuguesa no ano de 2013. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico, reflexões coletivas e experiências vivenciadas durante as aulas da disciplina Formação e Infância do curso de Pós Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Fundamenta-se em Freinet (2010), Ferreiro (1989), Soares (1994) e os autores que estão embasando os cadernos de orientações das professoras alfabetizadoras recebidos como material de estudo no curso ofertado pelo Ministério da Educação e da Cultura. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró-RN, onde foi realizado a pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras que exercem sua prática no 1 º ano do ensino fundamental. Diante do que foi vivenciado na análise dos dados, compreendemos que: O PNAIC trouxe em sua proposta processos de alfabetização que vem contribuindo com a prática de professores alfabetizadores para a promoção da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, podemos perceber no desenvolver do estudo, a importância da formação continuada no processo de construção e melhoria da didática desenvolvida por professores na busca de alfabetizar os alunos na idade certa, como também para desmistificação de práticas tradicionais que alguns professores ainda utilizam como base e melhoramento de sua prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.