Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TAPETE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21739 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 10237 "titulo" => "O TAPETE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho surge de uma oficina de contação de história realizada com professores dos anos iniciais de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, por ocasião do Encontro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Formação Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. A oficina teve como objetivo proporcionar o primeiro contato com os professores que farão parte da minha pesquisa de doutorado bem como atender uma demanda de formação anteriormente solicitada. Após a realização da Oficina de contação de história, utilizando o tapete como recurso didático, propus aos participantes as seguintes questões norteadoras: A contação de histórias realizada hoje possibilitou quais aprendizagens para você? O que desta oficina você faria na sua prática docente? Como você utiliza a contação de histórias na sua prática docente? Compreendemos que as narrativas dos professores sobre as experiências vivenciadas permitem que estes pensem sobre sua prática e trajetória de formação, desvelando sua própria história e dando sentido as suas experiências pessoais e profissionais. Os professores demonstraram estar motivados para esse tipo de formação e abertos para novas práticas de leitura em sala de aula, utilizando diferentes recursos didáticos.O presente trabalho surge de uma oficina de contação de história realizada com professores dos anos iniciais de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10237_15082016175508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DAS NEVES MOURA" "autor_nome_curto" => "ELIANE MOURA" "autor_email" => "ENMOURA@TERRA.COM.BR" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21739 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 10237 "titulo" => "O TAPETE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho surge de uma oficina de contação de história realizada com professores dos anos iniciais de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, por ocasião do Encontro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Formação Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. A oficina teve como objetivo proporcionar o primeiro contato com os professores que farão parte da minha pesquisa de doutorado bem como atender uma demanda de formação anteriormente solicitada. Após a realização da Oficina de contação de história, utilizando o tapete como recurso didático, propus aos participantes as seguintes questões norteadoras: A contação de histórias realizada hoje possibilitou quais aprendizagens para você? O que desta oficina você faria na sua prática docente? Como você utiliza a contação de histórias na sua prática docente? Compreendemos que as narrativas dos professores sobre as experiências vivenciadas permitem que estes pensem sobre sua prática e trajetória de formação, desvelando sua própria história e dando sentido as suas experiências pessoais e profissionais. Os professores demonstraram estar motivados para esse tipo de formação e abertos para novas práticas de leitura em sala de aula, utilizando diferentes recursos didáticos.O presente trabalho surge de uma oficina de contação de história realizada com professores dos anos iniciais de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10237_15082016175508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DAS NEVES MOURA" "autor_nome_curto" => "ELIANE MOURA" "autor_email" => "ENMOURA@TERRA.COM.BR" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho surge de uma oficina de contação de história realizada com professores dos anos iniciais de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, por ocasião do Encontro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Formação Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. A oficina teve como objetivo proporcionar o primeiro contato com os professores que farão parte da minha pesquisa de doutorado bem como atender uma demanda de formação anteriormente solicitada. Após a realização da Oficina de contação de história, utilizando o tapete como recurso didático, propus aos participantes as seguintes questões norteadoras: A contação de histórias realizada hoje possibilitou quais aprendizagens para você? O que desta oficina você faria na sua prática docente? Como você utiliza a contação de histórias na sua prática docente? Compreendemos que as narrativas dos professores sobre as experiências vivenciadas permitem que estes pensem sobre sua prática e trajetória de formação, desvelando sua própria história e dando sentido as suas experiências pessoais e profissionais. Os professores demonstraram estar motivados para esse tipo de formação e abertos para novas práticas de leitura em sala de aula, utilizando diferentes recursos didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.