O presente trabalho surge de uma oficina de contação de história realizada com professores dos anos iniciais de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, por ocasião do Encontro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Formação Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. A oficina teve como objetivo proporcionar o primeiro contato com os professores que farão parte da minha pesquisa de doutorado bem como atender uma demanda de formação anteriormente solicitada. Após a realização da Oficina de contação de história, utilizando o tapete como recurso didático, propus aos participantes as seguintes questões norteadoras: A contação de histórias realizada hoje possibilitou quais aprendizagens para você? O que desta oficina você faria na sua prática docente? Como você utiliza a contação de histórias na sua prática docente? Compreendemos que as narrativas dos professores sobre as experiências vivenciadas permitem que estes pensem sobre sua prática e trajetória de formação, desvelando sua própria história e dando sentido as suas experiências pessoais e profissionais. Os professores demonstraram estar motivados para esse tipo de formação e abertos para novas práticas de leitura em sala de aula, utilizando diferentes recursos didáticos.