A forma como o conteúdo de Análise Combinatória é trabalhado, no Ensino Fundamental e Médio em muitas escolas brasileiras, é um ponto principal no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que muitos alunos apresentam dificuldades nesse conteúdo devido ao fato de necessitar de um conhecimento prévio no campo da lógica-matemática. O presente trabalho teve como objetivo analisar como é operacionalizado o conteúdo de análise combinatória, no 7º ano do Ensino Fundamental de todas as Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Angical do Piauí. Para a realização do trabalho, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa no que diz respeito à obtenção e compilação dos dados. Aplicou-se um questionário semiestruturado a 24 (vinte e quatro) alunos de 02 (duas) escolas estaduais da cidade de Angical do Piauí, objetivando diagnosticar a percepção de como é operacionalizado o conteúdo de Análise Combinatória e, ainda a percepção do professor de como é realizado tal processo pedagógico. Ao analisar as questões propostas, constatou que os alunos das duas escolas pesquisadas tiveram baixo desempenho nas questões que envolviam cálculo. Foram ouvidos os dois professores das duas escolas pesquisadas e constatou-se o apego ao livro didático com resoluções de questões como o único mecanismo encontrado nas práticas pedagógicas. Dessa forma, as metodologias de ensino utilizadas por ambos os professores não suprem a necessidade no processo de aprendizagem. Portanto, deve haver a preocupação de se trabalhar com recursos didáticos para que esse processo seja atingindo com celeridade e equidade.