O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 218 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR" "resumo" => "O artigo tem o propósito de evidenciar as experiências realizadas na Escola Estadual João Godeiro, localizada em Patu/RN, no âmbito do Programa de Iniciação a Docência – PIBID, sobre as ações interdisciplinares relativas ao trabalho com as novas tecnologias e sua inserção no campo didático. Os resultados ora apresentados ocorreram entre o segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012, na perspectiva de promover a inclusão digital dos alunos dessa escola, como também contribuir para a formação dos professores, no que tange ao letramento digital. As reflexões têm como base os estudos de autores tais como: Belloni (2005); Cysneiros (1999); Freitas (2006); Kenski (2007); Marchesi e Martins (2003); Niskier (1993); Souza; Fiorentini, Rodrigues (2009); Tardif e Lessard (2007); Teberosky (2005); Xavier (200?). Os resultados obtidos evidenciaram-se no pouco envolvimento dos professores no uso das novas tecnologias para finalidades educacionais na escola. A maioria deles não tem conhecimentos necessários para integrar os conteúdos curriculares às tecnologias, devido à falta de capacitação nesta área. Embora a instituição sustente os aportes tecnológicos necessários para um trabalho que possibilite melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem, isso não se apresenta como ação, nem como meta nos documentos legais, como é o caso do Projeto Político Pedagógico. Compreende-se, assim, que a falta de recursos humanos atualizados poderá ser minimizada com práticas pedagógicas inovadoras, que atendam aos anseios e objetivos das professoras, no que se refere à aprendizagem de seus alunos e à própria formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "palavra_chave" => "Novas tecnologias, Formação de professores, Inclusão digital" "idioma" => "Português" "arquivo" => "d18b09c928e9a686c16e7ce1bdefcaa3_469.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateus.ic@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 218 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR" "resumo" => "O artigo tem o propósito de evidenciar as experiências realizadas na Escola Estadual João Godeiro, localizada em Patu/RN, no âmbito do Programa de Iniciação a Docência – PIBID, sobre as ações interdisciplinares relativas ao trabalho com as novas tecnologias e sua inserção no campo didático. Os resultados ora apresentados ocorreram entre o segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012, na perspectiva de promover a inclusão digital dos alunos dessa escola, como também contribuir para a formação dos professores, no que tange ao letramento digital. As reflexões têm como base os estudos de autores tais como: Belloni (2005); Cysneiros (1999); Freitas (2006); Kenski (2007); Marchesi e Martins (2003); Niskier (1993); Souza; Fiorentini, Rodrigues (2009); Tardif e Lessard (2007); Teberosky (2005); Xavier (200?). Os resultados obtidos evidenciaram-se no pouco envolvimento dos professores no uso das novas tecnologias para finalidades educacionais na escola. A maioria deles não tem conhecimentos necessários para integrar os conteúdos curriculares às tecnologias, devido à falta de capacitação nesta área. Embora a instituição sustente os aportes tecnológicos necessários para um trabalho que possibilite melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem, isso não se apresenta como ação, nem como meta nos documentos legais, como é o caso do Projeto Político Pedagógico. Compreende-se, assim, que a falta de recursos humanos atualizados poderá ser minimizada com práticas pedagógicas inovadoras, que atendam aos anseios e objetivos das professoras, no que se refere à aprendizagem de seus alunos e à própria formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "palavra_chave" => "Novas tecnologias, Formação de professores, Inclusão digital" "idioma" => "Português" "arquivo" => "d18b09c928e9a686c16e7ce1bdefcaa3_469.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateus.ic@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }