Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO LITERÁRIO E A COMPREENSÃO DO REAL NOS CONTOS DE FADA

Palavra-chaves: CONTOS DE FADA, COMPREENSÃO DA REALIDADE, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21625
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1036
    "inscrito_id" => 8276
    "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO E A COMPREENSÃO DO REAL NOS CONTOS DE FADA"
    "resumo" => "A literatura infantil tem uma importância muito grande na descoberta da vida da criança. É a partir dela que muitos leitores infantis conseguem superar problemas existenciais e também sociais, pois aprendem a vencê-los com lições encontradas nas histórias lidas. O letramento literário pode contribuir para que o professor encontre alternativas a fim de orientar a criança a enfrentar medos e superar dificuldades. O gênero textual conto de fada traz à tona medos e anseios das crianças, as quais, muitas vezes, se veem no lugar de um personagem que enfrenta alguma dificuldade. Como as histórias foram criadas por seus autores a partir de situações reais, é possível apresentá-las para o leitor infantil de forma que o texto literário seja visto como uma forma de superação de limites, ou seja, a partir das histórias pode ocorrer o enfrentamento de problemas reais. A literatura, além de emocionar, dar prazer, também serve como um reflexo da experiência do leitor que, ao ler uma história, identifica nela aquilo que ele vivencia. Nas histórias, estão também informações sobre o mundo que os cerca e experiências sobre as relações humanas. A fantasia presente nos contos de fada pode amenizar o sofrimento causado pela exclusão e pela incapacidade de conseguir superar as dificuldades, fazendo a criança encontrar forças para vencer os desafios, seguindo os exemplos das personagens das histórias. Situações envolvendo bruxas, fadas, heróis imaginários, reinos distantes, lugares incomuns podem colaborar para uma mudança de postura da criança. Na leitura, o leitor infantil constrói significados. E essa construção passa pela vivência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTOS DE FADA, COMPREENSÃO DA REALIDADE, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID8276_12082016225630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "professor_marcosantonio@h"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21625
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1036
    "inscrito_id" => 8276
    "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO E A COMPREENSÃO DO REAL NOS CONTOS DE FADA"
    "resumo" => "A literatura infantil tem uma importância muito grande na descoberta da vida da criança. É a partir dela que muitos leitores infantis conseguem superar problemas existenciais e também sociais, pois aprendem a vencê-los com lições encontradas nas histórias lidas. O letramento literário pode contribuir para que o professor encontre alternativas a fim de orientar a criança a enfrentar medos e superar dificuldades. O gênero textual conto de fada traz à tona medos e anseios das crianças, as quais, muitas vezes, se veem no lugar de um personagem que enfrenta alguma dificuldade. Como as histórias foram criadas por seus autores a partir de situações reais, é possível apresentá-las para o leitor infantil de forma que o texto literário seja visto como uma forma de superação de limites, ou seja, a partir das histórias pode ocorrer o enfrentamento de problemas reais. A literatura, além de emocionar, dar prazer, também serve como um reflexo da experiência do leitor que, ao ler uma história, identifica nela aquilo que ele vivencia. Nas histórias, estão também informações sobre o mundo que os cerca e experiências sobre as relações humanas. A fantasia presente nos contos de fada pode amenizar o sofrimento causado pela exclusão e pela incapacidade de conseguir superar as dificuldades, fazendo a criança encontrar forças para vencer os desafios, seguindo os exemplos das personagens das histórias. Situações envolvendo bruxas, fadas, heróis imaginários, reinos distantes, lugares incomuns podem colaborar para uma mudança de postura da criança. Na leitura, o leitor infantil constrói significados. E essa construção passa pela vivência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTOS DE FADA, COMPREENSÃO DA REALIDADE, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID8276_12082016225630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "professor_marcosantonio@h"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A literatura infantil tem uma importância muito grande na descoberta da vida da criança. É a partir dela que muitos leitores infantis conseguem superar problemas existenciais e também sociais, pois aprendem a vencê-los com lições encontradas nas histórias lidas. O letramento literário pode contribuir para que o professor encontre alternativas a fim de orientar a criança a enfrentar medos e superar dificuldades. O gênero textual conto de fada traz à tona medos e anseios das crianças, as quais, muitas vezes, se veem no lugar de um personagem que enfrenta alguma dificuldade. Como as histórias foram criadas por seus autores a partir de situações reais, é possível apresentá-las para o leitor infantil de forma que o texto literário seja visto como uma forma de superação de limites, ou seja, a partir das histórias pode ocorrer o enfrentamento de problemas reais. A literatura, além de emocionar, dar prazer, também serve como um reflexo da experiência do leitor que, ao ler uma história, identifica nela aquilo que ele vivencia. Nas histórias, estão também informações sobre o mundo que os cerca e experiências sobre as relações humanas. A fantasia presente nos contos de fada pode amenizar o sofrimento causado pela exclusão e pela incapacidade de conseguir superar as dificuldades, fazendo a criança encontrar forças para vencer os desafios, seguindo os exemplos das personagens das histórias. Situações envolvendo bruxas, fadas, heróis imaginários, reinos distantes, lugares incomuns podem colaborar para uma mudança de postura da criança. Na leitura, o leitor infantil constrói significados. E essa construção passa pela vivência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.