Este trabalho é um relato de experiência resultado de uma atividade de oficina pedagógica intitulada “Parceria colaborativa para inclusão escolar: aspectos conceituais e práticos”, cujo objetivo foi apresentar e discutir o conceito de ensino colaborativo ou coensino e seus aspectos conceituais e práticos, utilizando-se para tanto, diversas dinâmicas e momentos de diálogos com o grupo de participantes, estimulando a interação entre todos. Metodologicamente possui caráter qualitativo pautando-se na observação participante e grupo de diálogo. Participaram da oficina professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Acadêmicos. A realização de diversas dinâmicas no decorrer da oficina objetivou discutir o papel do professor do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado e aspectos sobre a construção do ensino colaborativo ou coensino dentro dos contextos escolares, identificou-se que os participantes possuíam dificuldades em diferenciar a responsabilidade que cabia ao professor do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado e constatou-se, por meio da dinâmica do “quebra gelo”, que o ensino colaborativo não fazia parte da rotina dos ambientes escolares vivenciados pelos participantes. Os resultados apontaram que um ambiente que propicie o diálogo, o compartilhar as experiência possibilita a reflexão sobre práticas que incentivam a construção e debate sobre o ensino colaborativo nos ambientes escolares, além de incentivar os participantes a apresentarem como sugestão a realização da oficina nas instituições educacionais amapaenses, para propiciar o ensino colaborativo dentro do contexto escolar e as novas possibilidade de se fazer um trabalho colaborativo dentro desse contexto .