O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21619 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3063 "inscrito_id" => 12954 "titulo" => "O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃO" "resumo" => "A utilização dos jogos nas aulas de Matemática vem sendo considerada como uma estratégia de ensino que contribui com a aprendizagem, mas quando se trata de inserir esse recurso didático em turmas do Ensino Médio, o desafio torna-se ainda maior. O presente artigo tem o intuito de apresentar parte dos resultados obtidos numa dissertação, que teve como objetivo geral analisar, através da utilização de jogos nas aulas de Matemática, a compreensão do conceito de Função, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Para isso, elaboramos e aplicamos uma oficina composta jogos educativos envolvendo o conteúdo de função polinomial do segundo grau. Além disso, analisamos, a partir das gravações de áudio, algumas falas dos estudantes, que revelaram suas opiniões acerca da atividade fazendo o uso do jogo Trilha do Conceito de Função e sua contribuição para a aprendizagem ou para o aprofundamento dos conceitos já adquiridos. A pesquisa se caracterizou como uma abordagem metodológica qualitativa, por buscar interpretar e analisar todos os fatos ocorridos no processo de intervenção. Para a coleta de dados e análise dos resultados, apoiamo-nos em alguns instrumentos de pesquisa, tais como: a atividade, fazendo uso do jogo como instrumento avaliativo e os registros dos alunos, os vídeos dos momentos da intervenção e as gravações de áudio. Constatamos que ainda existem algumas deficiências com relação ao conteúdo abordado. O uso dos jogos nos permitiu analisar o que os alunos sabiam sobre o assunto estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, ENSINO MÉDIO, FUNÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12954_17082016230807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANA COSTA SILVA " "autor_nome_curto" => "ARIANA C. SILVA" "autor_email" => "arianasilvamme@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21619 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3063 "inscrito_id" => 12954 "titulo" => "O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO AVALIATIVO DO CONCEITO DE FUNÇÃO" "resumo" => "A utilização dos jogos nas aulas de Matemática vem sendo considerada como uma estratégia de ensino que contribui com a aprendizagem, mas quando se trata de inserir esse recurso didático em turmas do Ensino Médio, o desafio torna-se ainda maior. O presente artigo tem o intuito de apresentar parte dos resultados obtidos numa dissertação, que teve como objetivo geral analisar, através da utilização de jogos nas aulas de Matemática, a compreensão do conceito de Função, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Para isso, elaboramos e aplicamos uma oficina composta jogos educativos envolvendo o conteúdo de função polinomial do segundo grau. Além disso, analisamos, a partir das gravações de áudio, algumas falas dos estudantes, que revelaram suas opiniões acerca da atividade fazendo o uso do jogo Trilha do Conceito de Função e sua contribuição para a aprendizagem ou para o aprofundamento dos conceitos já adquiridos. A pesquisa se caracterizou como uma abordagem metodológica qualitativa, por buscar interpretar e analisar todos os fatos ocorridos no processo de intervenção. Para a coleta de dados e análise dos resultados, apoiamo-nos em alguns instrumentos de pesquisa, tais como: a atividade, fazendo uso do jogo como instrumento avaliativo e os registros dos alunos, os vídeos dos momentos da intervenção e as gravações de áudio. Constatamos que ainda existem algumas deficiências com relação ao conteúdo abordado. O uso dos jogos nos permitiu analisar o que os alunos sabiam sobre o assunto estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, ENSINO MÉDIO, FUNÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12954_17082016230807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANA COSTA SILVA " "autor_nome_curto" => "ARIANA C. SILVA" "autor_email" => "arianasilvamme@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }