Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ANÁLISE DO ERRO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20260
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1923
    "inscrito_id" => 11466
    "titulo" => "APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagem"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO ERRO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA GONÇALVES DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA"
    "autor_email" => "analuciagasilva@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20260
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1923
    "inscrito_id" => 11466
    "titulo" => "APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagem"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO ERRO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA GONÇALVES DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA"
    "autor_email" => "analuciagasilva@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.