O ENSINAR, O APRENDER E A ARTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21524 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1998 "inscrito_id" => 3476 "titulo" => "O ENSINAR, O APRENDER E A ARTE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivos identificar a arte como elemento significativo na formação do educando, verificando seu papel na realização de atividades do cotidiano escolar e avaliar a relação arte – cultura – educação e como a arte e a cultura estão presentes no processo educativo. Traz a proposta metodológica denominada ENSINARTE de desenvolver o processo ensino-aprendizagem vivenciando várias linguagens artísticas tais como a música, o teatro, a poesia, o desenho, a pintura, entre outras, sustentando a tese de que a arte promove melhores condições de aprendizagem, por oportunizar experiências que mobilizam, tanto nos educadores como nos educandos, a sensibilidade, a emoção, a criatividade, o prazer, a alegria, o ético e o estético na construção do conhecimento. Este estudo, foi realizado em duas escolas, uma da rede pública e outra da particular, do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, adotou-se a pesquisa-ação, tendo a observação participante e a entrevista como principais elementos de coleta de dados, registrados através de anotações escritas e das filmagens em vídeo-tape. Apresenta as bases teóricas que fundamentam a análise dos dados, buscando referências de autores de diversas áreas do conhecimento, enfocando as concepções de educação, arte, cultura e as questões que envolvem o cotidiano escolar. A análise dos dados coletados indica que a proposta metodológica ENSINARTE oportunizou, aos educadores, promoverem melhores condições para os educandos assimilarem, mais facilmente, os temas estudados e, aos educandos, construírem conhecimento de forma agradável e significativa; trouxe para o processo educativo um (re)descobrir da vida no cotidiano escolar, através da alegria, do prazer, do lúdico, possibilitando a diversão e a aprendizagem simultaneamente e contribuindo na formação da subjetividade dos educandos e dos educadores através da troca de afeto, da vivência de experiências significativas no enfrentamento dos desafios, com sensibilidade e coragem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID3476_15082016182312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA AMIRA" "autor_email" => "marcia.amaral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIROIFRJ -CAMPUS VOLTA REDONDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21524 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1998 "inscrito_id" => 3476 "titulo" => "O ENSINAR, O APRENDER E A ARTE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivos identificar a arte como elemento significativo na formação do educando, verificando seu papel na realização de atividades do cotidiano escolar e avaliar a relação arte – cultura – educação e como a arte e a cultura estão presentes no processo educativo. Traz a proposta metodológica denominada ENSINARTE de desenvolver o processo ensino-aprendizagem vivenciando várias linguagens artísticas tais como a música, o teatro, a poesia, o desenho, a pintura, entre outras, sustentando a tese de que a arte promove melhores condições de aprendizagem, por oportunizar experiências que mobilizam, tanto nos educadores como nos educandos, a sensibilidade, a emoção, a criatividade, o prazer, a alegria, o ético e o estético na construção do conhecimento. Este estudo, foi realizado em duas escolas, uma da rede pública e outra da particular, do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, adotou-se a pesquisa-ação, tendo a observação participante e a entrevista como principais elementos de coleta de dados, registrados através de anotações escritas e das filmagens em vídeo-tape. Apresenta as bases teóricas que fundamentam a análise dos dados, buscando referências de autores de diversas áreas do conhecimento, enfocando as concepções de educação, arte, cultura e as questões que envolvem o cotidiano escolar. A análise dos dados coletados indica que a proposta metodológica ENSINARTE oportunizou, aos educadores, promoverem melhores condições para os educandos assimilarem, mais facilmente, os temas estudados e, aos educandos, construírem conhecimento de forma agradável e significativa; trouxe para o processo educativo um (re)descobrir da vida no cotidiano escolar, através da alegria, do prazer, do lúdico, possibilitando a diversão e a aprendizagem simultaneamente e contribuindo na formação da subjetividade dos educandos e dos educadores através da troca de afeto, da vivência de experiências significativas no enfrentamento dos desafios, com sensibilidade e coragem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID3476_15082016182312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA AMIRA" "autor_email" => "marcia.amaral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIROIFRJ -CAMPUS VOLTA REDONDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }