Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA ACESSÍVEL: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DE ACESSIBILIDADE FILMICA NA ESCOLA

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE FÍLMICA, , SALA DE AULA INCLUSIVA, , ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Pôster (PO) Educação Especial
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo apresenta o projeto de extensão Cinema Acessível: uma proposta de inserção de acessibilidade fílmica para pessoas com deficiência visual e auditiva, em desenvolvimento desde 2015 na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coordenado pela professora Sara Benvenuto e composto pelos alunos de graduação do curso de Letras-Inglês/Licenciatura. A acessibilidade no cinema é uma ferramenta indispensável para que o público com deficiência visual e auditiva tenha acesso ao conteúdo audiovisual característico da obra cinematográfica através do recurso de audiodescrição e legendagem. Estes recursos possibilitam que esses espectadores construam suas leituras com autonomia e prazer estético, sobretudo em contextos de ensino-aprendizagem ao auxiliarem os recursos midiáticos utilizados por professores em sala de aula de Língua Inglesa. Segundo Araújo (2011) a audiodescrição é uma descrição adicional que narra a ação da cena, as expressões faciais, a linguagem corporal, os cenários, os figurinos, enfim, todos os elementos relevantes, verbais ou não-verbais. A legendagem para surdos e ensurdecidos contém além das falas dos personagens, a identificação do falante e as informações sonoras relevantes do filme. Neste trabalho, apontamos os objetivos do referido projeto, sua justificativa, metodologia, resultados provisórios e metas esperadas pela pesquisa em acessibilidade fílmica e sua relevância em contextos de sala de aula inclusiva.

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