ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS CAMPESINAS: LIMITES E POSSIBILIDADES
Resumo
Este trabalho é resultado dos estudos realizados na disciplina eletiva de coordenação pedagógica. A partir da qual, tomamos conhecimento das atribuições e da complexidade do cargo de coordenador pedagógico. Realizamos um levantamento dos trabalhos que abordam nossa temática, que foram apresentados na ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) nas últimas cinco reuniões anuais (da 32ª à 36ª), percebendo a ausência de produções que abarcam as complexidades da função do coordenador pedagógico. Então, através desses estudos abordaremos questões voltadas para as atribuições do trabalho do coordenador pedagógico, como também a atuação do mesmo nas escolas do campo. A escolha pelo coordenador das escolas campesinas se deu pelo fato de conhecermos o contexto das escolas do campo. Nosso objetivo é compreender os limites e possibilidades na atuação do coordenador pedagógico da escola campesina. Para nortear nosso trabalho identificamos as atribuições do coordenador pedagógico; identificamos os limites e avanços no trabalho do coordenador pedagógico e analisamos os limites e as possibilidades do trabalho do coordenador pedagógico das escolas campesinas. Adotamos como processo metodológico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste estudo, percebemos que diante à diversidade de desafios que o coordenador pedagógico encontra no contexto escolar, devido a tantas responsabilidades que este assume, a formação desse profissional é essencial para que ele possa ampliar seu entendimento acerca de suas atribuições e contribuir para o sucesso escolar. Percebemos também, que o maior desafio para o coordenador pedagógico é lidar com a sobrecarga de trabalho.
Palavras-Chaves: educação do campo, coordenador pedagógico, atribuições do coordenador pedagógico.