ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS CAMPESINAS: LIMITES E POSSIBILIDADES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20397 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2492 "inscrito_id" => 4764 "titulo" => "ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS CAMPESINAS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => """ ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS CAMPESINAS: LIMITES E POSSIBILIDADES\r\n \r\n Resumo\r\n Este trabalho é resultado dos estudos realizados na disciplina eletiva de coordenação pedagógica. A partir da qual, tomamos conhecimento das atribuições e da complexidade do cargo de coordenador pedagógico. Realizamos um levantamento dos trabalhos que abordam nossa temática, que foram apresentados na ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) nas últimas cinco reuniões anuais (da 32ª à 36ª), percebendo a ausência de produções que abarcam as complexidades da função do coordenador pedagógico. Então, através desses estudos abordaremos questões voltadas para as atribuições do trabalho do coordenador pedagógico, como também a atuação do mesmo nas escolas do campo. A escolha pelo coordenador das escolas campesinas se deu pelo fato de conhecermos o contexto das escolas do campo. Nosso objetivo é compreender os limites e possibilidades na atuação do coordenador pedagógico da escola campesina. Para nortear nosso trabalho identificamos as atribuições do coordenador pedagógico; identificamos os limites e avanços no trabalho do coordenador pedagógico e analisamos os limites e as possibilidades do trabalho do coordenador pedagógico das escolas campesinas. Adotamos como processo metodológico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste estudo, percebemos que diante à diversidade de desafios que o coordenador pedagógico encontra no contexto escolar, devido a tantas responsabilidades que este assume, a formação desse profissional é essencial para que ele possa ampliar seu entendimento acerca de suas atribuições e contribuir para o sucesso escolar. Percebemos também, que o maior desafio para o coordenador pedagógico é lidar com a sobrecarga de trabalho.\r\n Palavras-Chaves: educação do campo, coordenador pedagógico, atribuições do coordenador pedagógico. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID4764_17082016020219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA MIRIAM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOELMA OLIVEIRA" "autor_email" => "joelmaoliveiradj@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20397 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2492 "inscrito_id" => 4764 "titulo" => "ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS CAMPESINAS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => """ ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS CAMPESINAS: LIMITES E POSSIBILIDADES\r\n \r\n Resumo\r\n Este trabalho é resultado dos estudos realizados na disciplina eletiva de coordenação pedagógica. A partir da qual, tomamos conhecimento das atribuições e da complexidade do cargo de coordenador pedagógico. Realizamos um levantamento dos trabalhos que abordam nossa temática, que foram apresentados na ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) nas últimas cinco reuniões anuais (da 32ª à 36ª), percebendo a ausência de produções que abarcam as complexidades da função do coordenador pedagógico. Então, através desses estudos abordaremos questões voltadas para as atribuições do trabalho do coordenador pedagógico, como também a atuação do mesmo nas escolas do campo. A escolha pelo coordenador das escolas campesinas se deu pelo fato de conhecermos o contexto das escolas do campo. Nosso objetivo é compreender os limites e possibilidades na atuação do coordenador pedagógico da escola campesina. Para nortear nosso trabalho identificamos as atribuições do coordenador pedagógico; identificamos os limites e avanços no trabalho do coordenador pedagógico e analisamos os limites e as possibilidades do trabalho do coordenador pedagógico das escolas campesinas. Adotamos como processo metodológico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste estudo, percebemos que diante à diversidade de desafios que o coordenador pedagógico encontra no contexto escolar, devido a tantas responsabilidades que este assume, a formação desse profissional é essencial para que ele possa ampliar seu entendimento acerca de suas atribuições e contribuir para o sucesso escolar. Percebemos também, que o maior desafio para o coordenador pedagógico é lidar com a sobrecarga de trabalho.\r\n Palavras-Chaves: educação do campo, coordenador pedagógico, atribuições do coordenador pedagógico. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID4764_17082016020219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA MIRIAM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOELMA OLIVEIRA" "autor_email" => "joelmaoliveiradj@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }