Segundo Vygotsky é na construção de relações e de troca, que se dá a aprendizagem do sujeito, pois a aprendizagem que se tem, modifica e evolui. Neste sentido, este trabalho demonstra o desenvolvimento de um material para ser utilizado em Sala de Recursos, voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve em sua construção o foco na realidade do grupo de alunos participantes, tornando-se um material funcional e autêntico para o ensino sobre Higiene e Saúde. O estudo traz a pesquisa sobre os tipos de adaptações que podem viabilizar e aperfeiçoar a aprendizagem destes alunos, com foco principal num jogo da memória. E é este nosso objetivo: orientar e construir noções de Higiene e Saúde, com os alunos autistas que apresentem dificuldade na expressão oral, através de material lúdico adaptado (jogo da memória). Dados preliminares demonstraram a aplicabilidade qualitativa do jogo para o público alvo, alunos com Transtorno do Espectro Autista.Também podemos concluir que o trabalho entre os docentes do Atendimento Educacional Especializado (na modalidade Sala de Recursos) e da Sala Regular, deve caminhar junto, travando discussões sobre que materiais podem ser utilizados para beneficiar, tanto o aluno público alvo do A.E.E., quanto aqueles que não fazem parte do mesmo, bem como sobre os avanços obtidos em relação às construções de saberes dos alunos..