As experiências apresentadas neste artigo referem-se a práticas pedagógicas desenvolvidas no polo da UERN no decorrer de quatro anos – 2011 a 2014, que tratam do acompanhamento do processo de alfabetização de crianças visando inseri-las na leitura e escrita. Serão discutidas experiências desenvolvidas em uma escola pública da rede municipal de ensino no estado do Rio Grande do Norte em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 4º ano. A construção dos dados se deu com base nas ações desenvolvidas no projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos”, com foco em três áreas de investigação: Alfabetização, letramento, oralidade, leitura e escrita; enfrentamento de dificuldades de aprendizagem no campo da linguagem e novas possibilidades de diagnósticos preventivos e produção de materiais didáticos. Os resultados revelam que 90% das crianças acompanhadas em suas aprendizagens ingressaram na leitura e escrita tendo condições de darem prosseguimento aos seus estudos. Esses dados apontam a alfabetização como um processo contínuo e permanente que necessita de estratégias assíduas de acompanhamento e que a aprendizagem da leitura e da escrita perpassa por manejos pedagógicos transversalizados por traquejos orais que engajam a criança na alfabetização. Ao final de 2014, essa pesquisa culminou na elaboração de uma proposta curricular no campo da linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental, que atenda às demandas postas nesse nível de ensino, respeitando-se as heterogeneidades apresentadas pelos alunos em seu processo de alfabetização.