Esse texto versa sobre uma pesquisa (em andamento) contextualizada na formação inicial do docente, e tem como objetivo identificar as referências pedagógicas para a prática profissional docente, destacando as experiências discentes na Iniciação à Docência dos egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade do Estado da Bahia – PIBID UNEB. Como dispositivo metodológico adota a pesquisa documental, tendo como referência a Constituição Federal do Brasil (1988), a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 e demais documentos legais como Decretos, Pareceres e Portarias do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conta, ainda, com a pesquisa bibliográfica para problematizar a Formação Inicial Docente e as Políticas Públicas Educacionais voltadas à formação docente. Assume a perspectiva qualitativa, recortada em estudo de caso na busca de capturar relatos discentes sobre a docência, construídos no processo de iniciação a docência dos egressos do PIBID UNEB. Inquieta-nos saber sobre as ressonâncias das experiências discentes na iniciação à docência vivida pelos egressos do PIBID UNEB, para organização de um Memorial Descritivo que referencie o processo da Iniciação a Docência na prática profissional desses egressos. A partir do acompanhamento dos egressos desse Programa, pretendemos problematizar as ações voltadas à formação do (futuro) professor, destacando o valor socio-político-cultural e econômico do PIBID e suas ressonâncias na vida profissional e pessoal dos licenciandos. Esperamos, então, contribuir para o registro sistematizado da memória das experiências discentes no seu processo voltado para a formação docente, nessa Universidade.