O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PIBID NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21469 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1486 "inscrito_id" => 10893 "titulo" => "O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PIBID NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "resumo" => "Esse texto versa sobre uma pesquisa (em andamento) contextualizada na formação inicial do docente, e tem como objetivo identificar as referências pedagógicas para a prática profissional docente, destacando as experiências discentes na Iniciação à Docência dos egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade do Estado da Bahia – PIBID UNEB. Como dispositivo metodológico adota a pesquisa documental, tendo como referência a Constituição Federal do Brasil (1988), a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 e demais documentos legais como Decretos, Pareceres e Portarias do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conta, ainda, com a pesquisa bibliográfica para problematizar a Formação Inicial Docente e as Políticas Públicas Educacionais voltadas à formação docente. Assume a perspectiva qualitativa, recortada em estudo de caso na busca de capturar relatos discentes sobre a docência, construídos no processo de iniciação a docência dos egressos do PIBID UNEB. Inquieta-nos saber sobre as ressonâncias das experiências discentes na iniciação à docência vivida pelos egressos do PIBID UNEB, para organização de um Memorial Descritivo que referencie o processo da Iniciação a Docência na prática profissional desses egressos. A partir do acompanhamento dos egressos desse Programa, pretendemos problematizar as ações voltadas à formação do (futuro) professor, destacando o valor socio-político-cultural e econômico do PIBID e suas ressonâncias na vida profissional e pessoal dos licenciandos. Esperamos, então, contribuir para o registro sistematizado da memória das experiências discentes no seu processo voltado para a formação docente, nessa Universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DISCENTE, ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS, PIBID UNEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10893_14082016235017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE SANTANA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTANA" "autor_email" => "danielesanntana@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21469 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1486 "inscrito_id" => 10893 "titulo" => "O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PIBID NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "resumo" => "Esse texto versa sobre uma pesquisa (em andamento) contextualizada na formação inicial do docente, e tem como objetivo identificar as referências pedagógicas para a prática profissional docente, destacando as experiências discentes na Iniciação à Docência dos egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade do Estado da Bahia – PIBID UNEB. Como dispositivo metodológico adota a pesquisa documental, tendo como referência a Constituição Federal do Brasil (1988), a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 e demais documentos legais como Decretos, Pareceres e Portarias do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conta, ainda, com a pesquisa bibliográfica para problematizar a Formação Inicial Docente e as Políticas Públicas Educacionais voltadas à formação docente. Assume a perspectiva qualitativa, recortada em estudo de caso na busca de capturar relatos discentes sobre a docência, construídos no processo de iniciação a docência dos egressos do PIBID UNEB. Inquieta-nos saber sobre as ressonâncias das experiências discentes na iniciação à docência vivida pelos egressos do PIBID UNEB, para organização de um Memorial Descritivo que referencie o processo da Iniciação a Docência na prática profissional desses egressos. A partir do acompanhamento dos egressos desse Programa, pretendemos problematizar as ações voltadas à formação do (futuro) professor, destacando o valor socio-político-cultural e econômico do PIBID e suas ressonâncias na vida profissional e pessoal dos licenciandos. Esperamos, então, contribuir para o registro sistematizado da memória das experiências discentes no seu processo voltado para a formação docente, nessa Universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DISCENTE, ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS, PIBID UNEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10893_14082016235017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE SANTANA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTANA" "autor_email" => "danielesanntana@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }