Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, DESAFIOS E PRATICAS DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR.

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21356
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 10645
    "titulo" => "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, DESAFIOS E PRATICAS DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo realizada junto aos professores do curso de Licenciatura em Química do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Iguatu e teve como objetivo investigar como os professores do curso de Química lidariam com a presença de um aluno surdo em sala de aula. Nesse sentido, a reflexão traçada ao longo do mesmo, recai sobre o tratamento dado à disciplina de Química, que é considerada por muitos alunos como complexa. Para os alunos com deficiência, isso pode representar uma dificuldade em compreender determinados conceitos químicos, acentuando-se ainda mais quando a língua utilizada é desconhecida por eles. Na realização da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado e enviado por e-mail aos professores das três áreas do curso em questão (específica, pedagógica e área afim).  Os resultados apontam que 92% dos professores não se sentem preparados para receber aluno com deficiência na sala de aula. 73% dos pesquisados disseram  não conhecer essa Língua e, entre os 27% que afirmaram conhecê-la, apenas 8% respondeu que tinha um bom conhecimento da mesma. Os demais, apesar de conhecer, não têm domínio suficiente para se comunicar. Conclui-se que é necessário investir nesses professores, através de uma qualificação na área de educação inclusiva.  E que não só os professores, mas a instituição em si precisa está preparada para receber esses alunos, a fim de que faça a inclusão de maneira a não os excluir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID10645_14082016145747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENIRA CARLOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENIRA CARLO"
    "autor_email" => "valdeniracarlos88@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDEREAL , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ-CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21356
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 10645
    "titulo" => "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, DESAFIOS E PRATICAS DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo realizada junto aos professores do curso de Licenciatura em Química do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Iguatu e teve como objetivo investigar como os professores do curso de Química lidariam com a presença de um aluno surdo em sala de aula. Nesse sentido, a reflexão traçada ao longo do mesmo, recai sobre o tratamento dado à disciplina de Química, que é considerada por muitos alunos como complexa. Para os alunos com deficiência, isso pode representar uma dificuldade em compreender determinados conceitos químicos, acentuando-se ainda mais quando a língua utilizada é desconhecida por eles. Na realização da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado e enviado por e-mail aos professores das três áreas do curso em questão (específica, pedagógica e área afim).  Os resultados apontam que 92% dos professores não se sentem preparados para receber aluno com deficiência na sala de aula. 73% dos pesquisados disseram  não conhecer essa Língua e, entre os 27% que afirmaram conhecê-la, apenas 8% respondeu que tinha um bom conhecimento da mesma. Os demais, apesar de conhecer, não têm domínio suficiente para se comunicar. Conclui-se que é necessário investir nesses professores, através de uma qualificação na área de educação inclusiva.  E que não só os professores, mas a instituição em si precisa está preparada para receber esses alunos, a fim de que faça a inclusão de maneira a não os excluir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID10645_14082016145747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENIRA CARLOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENIRA CARLO"
    "autor_email" => "valdeniracarlos88@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDEREAL , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ-CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo realizada junto aos professores do curso de Licenciatura em Química do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Iguatu e teve como objetivo investigar como os professores do curso de Química lidariam com a presença de um aluno surdo em sala de aula. Nesse sentido, a reflexão traçada ao longo do mesmo, recai sobre o tratamento dado à disciplina de Química, que é considerada por muitos alunos como complexa. Para os alunos com deficiência, isso pode representar uma dificuldade em compreender determinados conceitos químicos, acentuando-se ainda mais quando a língua utilizada é desconhecida por eles. Na realização da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado e enviado por e-mail aos professores das três áreas do curso em questão (específica, pedagógica e área afim). Os resultados apontam que 92% dos professores não se sentem preparados para receber aluno com deficiência na sala de aula. 73% dos pesquisados disseram não conhecer essa Língua e, entre os 27% que afirmaram conhecê-la, apenas 8% respondeu que tinha um bom conhecimento da mesma. Os demais, apesar de conhecer, não têm domínio suficiente para se comunicar. Conclui-se que é necessário investir nesses professores, através de uma qualificação na área de educação inclusiva. E que não só os professores, mas a instituição em si precisa está preparada para receber esses alunos, a fim de que faça a inclusão de maneira a não os excluir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.