Nosso projeto de pesquisa colaborativo em rede faz parte do Programa Observatório da Educação OBEDUC/CAPES Edital 2012 e tem como objetivo prover, por práticas de trabalho colaborativo, reflexão dos professores sobre trabalho de pesquisa, didático e pedagógico e provocar ações educacionais na direção da sala de aula de Matemática. Com o olhar no desenvolvimento profissional do professor em formação e em exercício que ensina Matemática na educação básica, nosso projeto de pesquisa colaborativo em rede envolve três universidades públicas, Universidade do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadoras educadoras matemáticas, estudantes de doutorado e mestrado em Educação Matemática, professores de Matemática e Pedagogos em formação e em exercício formam os 46 membros de nosso projeto. Neste artigo discutimos exclusivamente o impacto primeiro dos professores em exercício membros do projeto com relação ao aspecto metodológico, isto é, o trabalho de pesquisa colaborativo aplicado em nosso projeto.