As necessidades formativas permeiam as realidades dos sujeitos nos seus devidos contextos e, nos últimos anos, vem sendo uma referência em se tratando de investigar mais a fundo as realidades, os contextos dos sujeitos em que estão inseridos (RODRIGUES, 2006). Este estudo se justifica pela preocupação recorrente de que, antes de qualquer política assumida pelo poder público em relação à sala de aula que seja ouvido os seus discentes, pois são elementos fim no processo de ensino. Por assumir o compromisso de analisar necessidades formativas de discentes do 1º ano do Ensino Médio da cidade de Araruna, Município da Paraíba, na região do Curimataú Oriental, esta pesquisa, assume o seu papel social quando se aproxima do núcleo do processo formativo, que é a escola. O mesmo tem como objetivo apresentar as necessidades formativas de aprendizagem de alunos do Ensino Médio no Ensino de Física no Município de Araruna-PB, com vistas a contribuir com uma docência mais teoricamente fundamentada, traduzida numa prática competente nas salas de aula da região. Entre as necessidades formativas declaradas pelos discentes, que as aulas sejam mais dinâmicas, vinculadas a partir da realidade que vivem; reclamam da pequena carga horária deste componente curricular, fazendo com que os conteúdos sejam explorados de forma quase que artificial e sempre voltados para provas de vestibulares, ensinada, na escola, sem ligação com o cotidiano dos discentes, sem a competência investigativa e sem a reflexão e a construção do conhecimento.