Objetivou-se com este trabalho investigar o conhecimento tradicional que os moradores do assentamento Santo Antônio da Fartura, possuem acerca das plantas medicinais, para posterior estudo na disciplina de Ciências com alunos do ensino fundamental, na escola dessa mesma comunidade. O assentamento fica localizado no município de Campo Verde, Estado do Mato Grosso, e a escolha dessa comunidade baseia-se em sua história, pois trata-se de uma região em que possui um contexto cultural acerca dos conhecimentos e uso das plantas medicinais tanto nativas como cultivadas. A pesquisa encontra-se em fase final das atividades junto à comunidade. A coleta de dados ocorreu através da realização de entrevistas, a partir de um questionário previamente estruturado, sendo constituído por questões abertas e fechadas. Com os resultados esperados preliminares verificou-se que os entrevistados possuem conhecimentos que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento da própria comunidade, no que tange ao uso das espécies medicinais, tanto nativas como cultivadas e que esses saberes foram adquiridos através da própria cultura familiar. Dessa forma, entende-se que a lacuna existente entre o conhecimento empírico e conhecimento científico, pode-se preencher a partir do debate dessa discussão no ambiente escolar, especialmente no Ensino de Ciências.