Pensar a escola do século XXI é pensar nos grandes desafios a serem enfrentados, considerando que encontramo-nos diante de um cenário educacional que exige cada vez mais do professor, que já não lhe compete apenas possuir conhecimentos teóricos, é preciso desenvolver uma prática que se efetive na busca e produção de novos saberes e novos conhecimentos Neste sentido, a pesquisa qualitativa, que atende aos interesses dos programas de formação de professores, exerce preponderante papel, no sentido de contribuir efetivamente para que se investigue e interprete as ações que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de contribuir com a discussão de que o professor poderá ser pesquisador de sua própria prática ou das práticas pedagógicas que circundam o seu espaço social e de trabalho, apresentando de que modo a fala do aluno pode funcionar como objeto de pesquisa para se compreender o uso e a eficácia nas práticas com os gêneros orais nas aulas de língua materna. Uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas concepções teóricas que norteiam os espaços da educação e da ciência, pontuadas por Alves (1999), Bortoni-Ricardo (2008), Severino (2007), Oliveira Netto (2008), Leite (2008), entre outros. O estudo aponta para a importância de discutir a escola enquanto lugar de transformação social e vasto espaço de investigação para o professor ressignificar a sua prática, tomando a escola como campo de pesquisa, os alunos, agentes colaboradores e a fala, objeto de estudo.