O presente trabalho teve como objetivo alertar os alunos sobre as doenças das quais o mosquito Aedes aegypti é transmissor, assim como os sintomas, tratamentos, diagnóstico e etc, mostrando-os a importância da prevenção do mesmo e a realidade do cotidiano, a fim de torná-los conscientes acerca do assunto e auxiliando assim no combate e erradicação do mosquito.
A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do programa PIBID de Biologia em uma escola localizada na cidade de sobral-CE, sendo o público alvo alunos de 3º Ano do ensino Médio e tendo como tema central a problematização do mosquito Aedes aegypti e as doenças que o mesmo transmite. O conteúdo abordado nesta intervenção foi escolhido pelo fato de o mesmo ser tema internacionalmente discutido e de extrema relevância para a sociedade nos dias atuais.
Inicialmente, aplicou-se um questionário de sondagem contendo cinco questões de múltipla escolha, contendo informações básicas sobre o mosquito Aedes aegypti, os problemas que o mesmo vem causando ao ser humano, a transmissão das doenças, mitos e verdades, os sintomas, o tratamento, as características do mosquito transmissor e a forma de combate.
Na sequência, uma palestra foi ministrada pelos bolsistas do programa com o tema central o mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas pelo mesmo. Na última etapa, foi feita uma breve encenação pelos bolsistas, retratando fatos que habitualmente acontecem em nosso cotidiano, e por fim aplicou-se o mesmo questionário aplicado na sondagem, para obter um comparativo do conhecimento dos alunos acerca do conteúdo.