Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALTERNÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO CAMPO LEDUCAMPO

Palavra-chaves: ALTERNÂNCIA, EDUCAÇÃO, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão por meio de uma experiência em um curso de Licenciatura em Educação do Campo expressa nas visitas dos docentes, realizadas nas comunidades onde vivem e /ou trabalham os estudantes. A visita é um dos instrumentos utilizados na alternância, para acompanhamento e reconhecimento dos sujeitos e suas trajetórias. Em seus depoimentos os estudantes revelam questões singulares aliadas ao coletivo e a história de lutas e resistência que permeiam a vida de quem vive e trabalha no campo e, busca seus direitos, e um deles, de ter a escola do e no campo para garantir a educação formal às crianças e jovens. A alternância se configura como uma oportunidade de garantir esses direitos, tanto de crianças e jovens da educação básica, como de estudantes em formação na universidade, especificamente neste estudo, na licenciatura em Educação do Campo, em formação para futuros docentes. Considera-se que os tempos de alternância são tempos educativos de aprendizagem, que permitem entre outras questões a compreensão da história de sujeitos e sua luta pela educação.

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