Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POESIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: LEITURA, POESIA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Pôster (PO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20018
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3579
    "inscrito_id" => 7256
    "titulo" => "A POESIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Esta pesquisa relata a contribuição do desenvolvimento da leitura de poesia em sala de aula. Experiência essa conquistada através da CAPES com o projeto do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), apresentado por alunos bolsistas deste programa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite. Onde foi desenvolvido todo um trabalho de pesquisa onde foi aplicado um questionário, buscando entender as dificuldades que os alunos tinham referentes à interpretação e leitura de texto, e em seguida a equipe buscou através de oficinas aplicando a “poesia”, cujos encontros semanais que seguiram as etapas de atividades denominadas de leituras orais, discussão, criação e interpretação assim os alunos passaram a produzir seus próprios poemas. E foi através dos textos elaborados pelos alunos, de seus registros escritos no qual foram confirmados na pesquisa o quanto as oficinas e as leituras contribuíram para o processo de formação de novos leitores em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, POESIA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7256_19082016201916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA LUNGUINHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA"
    "autor_email" => "lucialunguinho3@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - IFPB. "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20018
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3579
    "inscrito_id" => 7256
    "titulo" => "A POESIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Esta pesquisa relata a contribuição do desenvolvimento da leitura de poesia em sala de aula. Experiência essa conquistada através da CAPES com o projeto do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), apresentado por alunos bolsistas deste programa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite. Onde foi desenvolvido todo um trabalho de pesquisa onde foi aplicado um questionário, buscando entender as dificuldades que os alunos tinham referentes à interpretação e leitura de texto, e em seguida a equipe buscou através de oficinas aplicando a “poesia”, cujos encontros semanais que seguiram as etapas de atividades denominadas de leituras orais, discussão, criação e interpretação assim os alunos passaram a produzir seus próprios poemas. E foi através dos textos elaborados pelos alunos, de seus registros escritos no qual foram confirmados na pesquisa o quanto as oficinas e as leituras contribuíram para o processo de formação de novos leitores em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, POESIA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7256_19082016201916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA LUNGUINHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA"
    "autor_email" => "lucialunguinho3@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - IFPB. "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esta pesquisa relata a contribuição do desenvolvimento da leitura de poesia em sala de aula. Experiência essa conquistada através da CAPES com o projeto do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), apresentado por alunos bolsistas deste programa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite. Onde foi desenvolvido todo um trabalho de pesquisa onde foi aplicado um questionário, buscando entender as dificuldades que os alunos tinham referentes à interpretação e leitura de texto, e em seguida a equipe buscou através de oficinas aplicando a “poesia”, cujos encontros semanais que seguiram as etapas de atividades denominadas de leituras orais, discussão, criação e interpretação assim os alunos passaram a produzir seus próprios poemas. E foi através dos textos elaborados pelos alunos, de seus registros escritos no qual foram confirmados na pesquisa o quanto as oficinas e as leituras contribuíram para o processo de formação de novos leitores em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.