LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21328 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 6439 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa tece uma análise sobre o procedimento de aquisição da leitura e escrita entre alunos de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Parnaíba (PI). Foram observados, aspectos que podem contribuir ou dificultar o andamento do referido processo, com o intuito de descrever de que modo ele acontece. Observando-se as estratégias utilizadas pelos professores de língua materna, a fim de facilitar os métodos de ensino aprendizagem. Nas elucidações exposta, tivemos como objetivo geral: analisar o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ano do ensino fundamental, trouxemos também, como específicos: entender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ano do Ensino Fundamental, Identificar as estratégias utilizadas pelas professoras para o desenvolvimento da leitura e escrita e perceber as metodologias que o professor utiliza para desenvolver o ato de ler e escrever no desempenho dos alunos em sala de aula. A pesquisa contou-se com duas professoras. E fez-se necessário a elaboração de uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual podem ser encontradas concepções de teóricos como: Marconi e Lakatos (2011), Chizzotti (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1997), entre outros. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, tendo como instrumentos um questionários semiestruturado e observação não participante. A escola deve frequentemente promove situações de leitura e escrita, valorizando como um instrumento social, instigando o aluno a compreender a função que estas ferramentas exerce no seu crescimento pessoal e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID6439_06072016155120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY MENESES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "rosemary-phb@hotmail.com" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21328 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 6439 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa tece uma análise sobre o procedimento de aquisição da leitura e escrita entre alunos de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Parnaíba (PI). Foram observados, aspectos que podem contribuir ou dificultar o andamento do referido processo, com o intuito de descrever de que modo ele acontece. Observando-se as estratégias utilizadas pelos professores de língua materna, a fim de facilitar os métodos de ensino aprendizagem. Nas elucidações exposta, tivemos como objetivo geral: analisar o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ano do ensino fundamental, trouxemos também, como específicos: entender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ano do Ensino Fundamental, Identificar as estratégias utilizadas pelas professoras para o desenvolvimento da leitura e escrita e perceber as metodologias que o professor utiliza para desenvolver o ato de ler e escrever no desempenho dos alunos em sala de aula. A pesquisa contou-se com duas professoras. E fez-se necessário a elaboração de uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual podem ser encontradas concepções de teóricos como: Marconi e Lakatos (2011), Chizzotti (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1997), entre outros. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, tendo como instrumentos um questionários semiestruturado e observação não participante. A escola deve frequentemente promove situações de leitura e escrita, valorizando como um instrumento social, instigando o aluno a compreender a função que estas ferramentas exerce no seu crescimento pessoal e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID6439_06072016155120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY MENESES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "rosemary-phb@hotmail.com" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }