A presente pesquisa tece uma análise sobre o procedimento de aquisição da leitura e escrita entre alunos de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Parnaíba (PI). Foram observados, aspectos que podem contribuir ou dificultar o andamento do referido processo, com o intuito de descrever de que modo ele acontece. Observando-se as estratégias utilizadas pelos professores de língua materna, a fim de facilitar os métodos de ensino aprendizagem. Nas elucidações exposta, tivemos como objetivo geral: analisar o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ano do ensino fundamental, trouxemos também, como específicos: entender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ano do Ensino Fundamental, Identificar as estratégias utilizadas pelas professoras para o desenvolvimento da leitura e escrita e perceber as metodologias que o professor utiliza para desenvolver o ato de ler e escrever no desempenho dos alunos em sala de aula. A pesquisa contou-se com duas professoras. E fez-se necessário a elaboração de uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual podem ser encontradas concepções de teóricos como: Marconi e Lakatos (2011), Chizzotti (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1997), entre outros. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, tendo como instrumentos um questionários semiestruturado e observação não participante. A escola deve frequentemente promove situações de leitura e escrita, valorizando como um instrumento social, instigando o aluno a compreender a função que estas ferramentas exerce no seu crescimento pessoal e profissional.