A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19633 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1247 "inscrito_id" => 1236 "titulo" => "A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o Livro Didático (LD) se apresenta como uma fonte de informações importante utilizada por professores e estudantes. O presente trabalho teve por objetivo analisar os livros didáticos (LD) de Química selecionados pelo programa Nacional do Livro didático (PNLD 2012 à 2017) da rede Pública do Estado de Pernambuco da cidade de Caruaru, em relação a abordagem transversal do tema Educação Ambiental nesta disciplina. Foram analisados LD de Química do último ano do ensino médio, tendo como parâmetro a lei de Educação Ambiental nº 9.795, de 27 de abril de 1999. A análise foi realizada nos livros considerando aspectos relevantes para o desenvolvimento de atividades que estão de acordo com a lei da Educação Ambiental. Foi verificado se os autores trazem a questão da educação ambiental, como os conteúdos são trabalhados, se são abordado de forma satisfatória e se estão relacionados com a Química. Constatou-se que os Livros Didáticos (LD) apresentam conteúdos de Educação Ambiental. A análise revelou que os autores não fazem uma correlação direta entre os conteúdos de Educação Ambiental e os de Química, além de não contextualizarem os conteúdos. Fica claro então, a necessidade de uma reformulação dos livros didáticos, de modo que passem a atender de modo satisfatório a Lei da Educação Ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "QUÍMICA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID1236_14082016125640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE IJAELSON DO NASCIMENTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "IJAELSON JUNIOR" "autor_email" => "ijaelsonjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVESIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19633 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1247 "inscrito_id" => 1236 "titulo" => "A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o Livro Didático (LD) se apresenta como uma fonte de informações importante utilizada por professores e estudantes. O presente trabalho teve por objetivo analisar os livros didáticos (LD) de Química selecionados pelo programa Nacional do Livro didático (PNLD 2012 à 2017) da rede Pública do Estado de Pernambuco da cidade de Caruaru, em relação a abordagem transversal do tema Educação Ambiental nesta disciplina. Foram analisados LD de Química do último ano do ensino médio, tendo como parâmetro a lei de Educação Ambiental nº 9.795, de 27 de abril de 1999. A análise foi realizada nos livros considerando aspectos relevantes para o desenvolvimento de atividades que estão de acordo com a lei da Educação Ambiental. Foi verificado se os autores trazem a questão da educação ambiental, como os conteúdos são trabalhados, se são abordado de forma satisfatória e se estão relacionados com a Química. Constatou-se que os Livros Didáticos (LD) apresentam conteúdos de Educação Ambiental. A análise revelou que os autores não fazem uma correlação direta entre os conteúdos de Educação Ambiental e os de Química, além de não contextualizarem os conteúdos. Fica claro então, a necessidade de uma reformulação dos livros didáticos, de modo que passem a atender de modo satisfatório a Lei da Educação Ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "QUÍMICA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID1236_14082016125640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE IJAELSON DO NASCIMENTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "IJAELSON JUNIOR" "autor_email" => "ijaelsonjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVESIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }