INTERESSES DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO POLO FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF - IBIRITÉ/MG
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21268 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 849 "inscrito_id" => 9831 "titulo" => "INTERESSES DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO POLO FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF - IBIRITÉ/MG" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados iniciais da pesquisa “Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff: diálogos com a perspectiva educacional antipoffiana”, realizada com estudantes de 10 e 16 anos que participam do Projeto de Educação Integral do Estado de Minas Gerais na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité. Tendo como eixo norteador a perspectiva educacional antipoffiana, a pesquisa busca compreender os interesses dos alunos, objetivando propor alternativas pedagógicas em articulação com os macrocampos do Programa Mais Educação do Governo Federal. O Programa visa a ampliação da jornada escolar dos alunos da educação básica por meio da oferta de atividades baseadas nos seguintes macrocampos propostos pelo Ministério da Educação: Acompanhamento Pedagógico; Meio Ambiente; Esporte e Lazer; Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Educomunicação; Investigação no Campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica. Apesar do Ministério da Educação, definir algumas atividades para serem trabalhadas conforme os macrocampos, cada escola poderá propor atividades que considerem o contexto social dos sujeitos. Para efetivação da pesquisa está sendo reaplicado o inquérito “Ideais e Interesses das Crianças de Belo Horizonte” em um universo de cerca de 505 estudantes de cinco escolas estaduais, por meio de dois procedimentos distintos: questionário impresso e formulário online do Google Docs. A amostra apresentada foi gerada com 114 questionários respondidos por 67 meninos e 47 meninas. Resultados preliminares evidenciam que as preferências dos alunos dialogam com os macrocampos propostos pelo Programa Mais Educação, principalmente, com o item Esporte e Lazer e Acompanhamento Pedagógico. As primeiras análises indicam que a multiplicidade de atividades e disciplinas apresentadas por mais de um(a) aluno(a) em uma única resposta proporcionam o desafio de envolver propostas que visem interdisciplinaridade entre elas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "HELENA ANTIPOFF, INQUÉRITO IDEAIS E INTERESSES, EDUCAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID9831_11082016120252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA PIO CASSEMIRO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA PIO" "autor_email" => "fatppio37@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21268 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 849 "inscrito_id" => 9831 "titulo" => "INTERESSES DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO POLO FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF - IBIRITÉ/MG" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados iniciais da pesquisa “Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff: diálogos com a perspectiva educacional antipoffiana”, realizada com estudantes de 10 e 16 anos que participam do Projeto de Educação Integral do Estado de Minas Gerais na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité. Tendo como eixo norteador a perspectiva educacional antipoffiana, a pesquisa busca compreender os interesses dos alunos, objetivando propor alternativas pedagógicas em articulação com os macrocampos do Programa Mais Educação do Governo Federal. O Programa visa a ampliação da jornada escolar dos alunos da educação básica por meio da oferta de atividades baseadas nos seguintes macrocampos propostos pelo Ministério da Educação: Acompanhamento Pedagógico; Meio Ambiente; Esporte e Lazer; Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Educomunicação; Investigação no Campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica. Apesar do Ministério da Educação, definir algumas atividades para serem trabalhadas conforme os macrocampos, cada escola poderá propor atividades que considerem o contexto social dos sujeitos. Para efetivação da pesquisa está sendo reaplicado o inquérito “Ideais e Interesses das Crianças de Belo Horizonte” em um universo de cerca de 505 estudantes de cinco escolas estaduais, por meio de dois procedimentos distintos: questionário impresso e formulário online do Google Docs. A amostra apresentada foi gerada com 114 questionários respondidos por 67 meninos e 47 meninas. Resultados preliminares evidenciam que as preferências dos alunos dialogam com os macrocampos propostos pelo Programa Mais Educação, principalmente, com o item Esporte e Lazer e Acompanhamento Pedagógico. As primeiras análises indicam que a multiplicidade de atividades e disciplinas apresentadas por mais de um(a) aluno(a) em uma única resposta proporcionam o desafio de envolver propostas que visem interdisciplinaridade entre elas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "HELENA ANTIPOFF, INQUÉRITO IDEAIS E INTERESSES, EDUCAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID9831_11082016120252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA PIO CASSEMIRO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA PIO" "autor_email" => "fatppio37@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }