Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FITOTERÁPICOS NA ESCOLA: UMA ALTERNATIVA A SER TRABALHADA NO ENSINO DE BOTÂNICA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais, e, tradicionalmente o uso de Plantas Medicinais pela população é uma prática que atravessa gerações, sendo cada vez mais frequente, de baixo custo, e uma alternativa na cura dos mais diversos males. Dessa forma, podem ser utilizados como uma ferramenta que desperte o interesse dos alunos durante as aulas de botânica, onde o professor pode fazer relações com a produção destes medicamentos e sua matéria prima (as plantas). Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos prévios de 20 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antonio Aladin de Araújo, localizada na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, acerca dos fitoterápicos e sugerir métodos a serem trabalhados nas aulas de biologia que estimule o interesse dos mesmos sobre esta temática. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo, sendo realizada através da aplicação de um questionário estruturado, e posteriormente foram propostas algumas modalidades didáticas alternativas para se trabalhar o tema fitoterápicos. Os resultados nos indicam que a maioria dos alunos nunca participaram de aulas que abordassem assuntos relacionados com esta classe de medicamentos, e que tem grande interesse em conhecer mais sobre tais produtos farmacêuticos. Assim, com o intuito de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem significativa, propomos as seguintes estratégias pedagógicas para trabalhar os fitoterápicos nas aulas de Biologia: 1) Palestras com especialistas da área da saúde; 2) Feira de ciências realizada pelos estudantes; e 3) Jogo da memória sobre fitoterápicos. Apesar de grande parte dos estudantes relatarem ter conhecimentos sobre o que são fitoterápicos, os mesmos ainda possuem, entretanto, concepções errôneas acerca da temática. Portanto, conclui-se que se faz necessária a adoção de métodos e práticas dentro do ambiente escolar, em aulas de biologia ou ciências, que busquem um maior entendimento a respeito destes compostos a base de plantas medicinais, e que visem desenvolver uma aprendizagem significativa.

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