O referido trabalho busca realizar reflexões a cerca da importância do estágio curricular supervisionado do curso de Serviço Social de uma Instituição Privada de Ensino Superior localizada na Cidade de Recife/PE, partindo da experiência de alunos/as de períodos finais do curso e sua autonomia nas ações executadas. O Estágio Supervisionado em Serviço Social tem o princípios de que tornar-se assistente social é fazer-se assistente social, ou seja, só se aprende tal tarefa no exercício da mesma, tendo como respaldo todo o conteúdo teórico resultado da experiência dos que teorizam, estudam, questionam e sempre buscam atualização tanto por parte dos professores como dos/as alunos/as. Em termos práticos, o Estágio Supervisionado tem não só o objetivo de treinar o/a aluno/a para o exercício de sua futura profissão, mas também de promover o necessário intercâmbio Universidade-Comunidade, por isso além da avaliação resultante do ensino-aprendizagem em sala de aula, o/a aluno/a é também avaliado pelo seu supervisor de campo. O questionário como instrumental fundamenta o referido estudo, analisando a relação existente entre o que se aprende nas salas de aula possibilita a esses sujeitos uma prática bem fundamentada e constituída, enfocando o exercício da autonomia, responsabilidade, competência e compromisso com a prática profissional. Os dados da amostragem representam a realidade individual e coletiva dos sujeitos da pesquisa articulando os conhecimentos teóricos e práticos para que não seja indissociável essa relação, para que o estágio supervisionado se aproxime cada vez mais de uma prática profissional coerente, competente e compromissada com o exercício da autonomia.