NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) NO CURRICULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21462 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 951 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) NO CURRICULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR" "resumo" => """ O presente artigo pretende discutir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no curriculum de licenciatura em Química e os saberes necessários ao docente para atuar frente a um mundo cada vez mais tecnológico. Em primeiro momento, será feita uma reflexão do papel do professor e das NTIC no ensino de Química como ferramenta motivadora e transformadora. Posteriormente, será analisada a importância da inclusão das NTIC no currículo de licenciatura em Química, através de uma pesquisa com a turma concluinte de Licenciatura em Química 2011.1 CFP/UFCG, frente ao desafio da utilização das tecnologias no âmbito acadêmico. \r\n Dos 18 graduandos 59% afirmaram que as NTIC na formação acadêmica contribuem de forma significativa para a formação do futuro professor. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, faz-se necessário que o professor utilize as novas tecnologias como recurso metodológico na ação educativa. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TICS, ENSINO DE QUÍMICA, PRATICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID1593_12082016125618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELICÍA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FELÍCIA MARIA" "autor_email" => "soufeliciafernandes@gmail" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21462 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 951 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) NO CURRICULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR" "resumo" => """ O presente artigo pretende discutir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no curriculum de licenciatura em Química e os saberes necessários ao docente para atuar frente a um mundo cada vez mais tecnológico. Em primeiro momento, será feita uma reflexão do papel do professor e das NTIC no ensino de Química como ferramenta motivadora e transformadora. Posteriormente, será analisada a importância da inclusão das NTIC no currículo de licenciatura em Química, através de uma pesquisa com a turma concluinte de Licenciatura em Química 2011.1 CFP/UFCG, frente ao desafio da utilização das tecnologias no âmbito acadêmico. \r\n Dos 18 graduandos 59% afirmaram que as NTIC na formação acadêmica contribuem de forma significativa para a formação do futuro professor. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, faz-se necessário que o professor utilize as novas tecnologias como recurso metodológico na ação educativa. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TICS, ENSINO DE QUÍMICA, PRATICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID1593_12082016125618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELICÍA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FELÍCIA MARIA" "autor_email" => "soufeliciafernandes@gmail" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }