O SISTEMA SOLAR EM ESCALA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRÍTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21734 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 6285 "titulo" => "O SISTEMA SOLAR EM ESCALA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRÍTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O objetivo desse trabalho foi desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos discentes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), oferecido pelo Instituto Federal de Tecnologia – IFMT, campus São Vicente - para o ensino-aprendizagem da estrutura do Sistema Solar, especificamente a relação entre as distâncias dos planetas ao Sol e entre os diâmetros desses astros. Para identificar o conhecimento prévio dos discentes a respeito dessa temática, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste à turma. As respostas ao pré-teste nos permitiram perceber que é de suma importância ter contemplado no currículo do curso de Ciências da Natureza a disciplina de Astronomia. A proposta pedagógica desenvolvida consistiu em construir uma representação do Sistema Solar em escala, com a participação dos discentes. Mercúrio e os demais planetas foram confeccionados com massinha de modelar e papel amassado, sendo que suas posições foram apontadas em um mapa da cidade . A projeção do Sistema Solar na cidade facilitou a percepção das grandes distancias e tamanhos pertencentes a essa estrutura. Também fez-se necessária a contextualização desses conteúdos nos PCN’s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. A análise dos comentários dos discentes e dos pré e pós-testes permitiu concluir que houve evolução no entendimento da estrutura do Sistema Solar por parte dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SISTEMA SOLAR, CIÊNCIAS, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6285_17082016193637.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEICIANE ANTUNES DUQUE" "autor_nome_curto" => "CLEICIANE DUQUE" "autor_email" => "cleiciduque@gmail.com" "autor_ies" => "IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21734 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 6285 "titulo" => "O SISTEMA SOLAR EM ESCALA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRÍTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O objetivo desse trabalho foi desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos discentes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), oferecido pelo Instituto Federal de Tecnologia – IFMT, campus São Vicente - para o ensino-aprendizagem da estrutura do Sistema Solar, especificamente a relação entre as distâncias dos planetas ao Sol e entre os diâmetros desses astros. Para identificar o conhecimento prévio dos discentes a respeito dessa temática, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste à turma. As respostas ao pré-teste nos permitiram perceber que é de suma importância ter contemplado no currículo do curso de Ciências da Natureza a disciplina de Astronomia. A proposta pedagógica desenvolvida consistiu em construir uma representação do Sistema Solar em escala, com a participação dos discentes. Mercúrio e os demais planetas foram confeccionados com massinha de modelar e papel amassado, sendo que suas posições foram apontadas em um mapa da cidade . A projeção do Sistema Solar na cidade facilitou a percepção das grandes distancias e tamanhos pertencentes a essa estrutura. Também fez-se necessária a contextualização desses conteúdos nos PCN’s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. A análise dos comentários dos discentes e dos pré e pós-testes permitiu concluir que houve evolução no entendimento da estrutura do Sistema Solar por parte dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SISTEMA SOLAR, CIÊNCIAS, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6285_17082016193637.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEICIANE ANTUNES DUQUE" "autor_nome_curto" => "CLEICIANE DUQUE" "autor_email" => "cleiciduque@gmail.com" "autor_ies" => "IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }