Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, IDEB Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Os resultados aqui apresentados são sobre gestão escolar nas escolas públicas municipais de São Luís - MA: um diagnóstico a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com enfoque na gestão escolar e qualidade na Rede Municipal de São Luís- MA. Buscou-se fazer uma análise sucinta sobre os resultados do ano de 2013 divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo tem como norte a análise desses resultados e as metas propostas. Por meio de análise da entrevista semiestruturada realizada com os quinze gestores das escolas públicas municipais de São Luís- MA que foram campo para essa investigação e do referencial teórico que incluiu Libâneo (2001), Vergara (2006), Mascarenhas (2012) entre outros, objetivou-se compreender as ações dos gestores para a melhoria da qualidade da educação pública municipal nas escolas em que atuam. É relevante a reflexão sobre gestão democrática para compreender como se encontra a qualidade da educação municipal e como os gestores trabalham para corrigir as falhas na educação pública. Além da gestão democrática, recorreu-se a outros elementos como: a qualidade da educação, a avaliação institucional, dentre outros. Apesar dos resultados não serem satisfatórios, observou-se que os gestores buscam uma melhoria para as escolas em que atuam, mas para alcançar um alto nível de educação torna-se pertinente ultrapassar muitas barreiras. A pesquisa constitui-se em uma contribuição relevante para a formação de gestores escolares e a partir das análises de pesquisa usar os estudos em ações que possam refletir sobre ações que possam reverter em melhorias da qualidade da educação básica da rede pública municipal de São Luís.

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