Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ANIMAÇÃO GUERRA DOS BÁRBAROS E O ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: HISTÓRIA CULTURAL, ENSINO DE HISTÓRIA, ANIMAÇÃO Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19651
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 11838
    "titulo" => "A ANIMAÇÃO GUERRA DOS BÁRBAROS E O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Diante dos desafios do cenário educacional contemporâneo do século XXI, cada dia mais tornar-se essencial aprimorar as estratégias de ensino, bem como apropriar-se de das múltiplas linguagens (cinema, teatro, literatura, música, artes plásticas e a arte sequencial) com o propósito de redimensionar o processo de ensino e aprendizagem e assim contribuir para que os conteúdos apresentados em sala de aula sejam carregados de significado para os sujeitos da aprendizagem. Nesse sentido, vislumbramos tecer diálogos com Peter Burke, Kátia Abud entre outros autores que revelaram nos estudos realizados a importância da renovação na pesquisa história e de como essa tendência em ampliar a noção de documento histórico e diversificar os objetos de estudo teve forte influência também no ensino de História. Fundamentados em tal arcabouço teórico, selecionamos uma animação denominada Guerra dos Bárbaros para realizarmos uma análise das possibilidades proporcionadas pelo referido recurso em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA CULTURAL, ENSINO DE HISTÓRIA, ANIMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID11838_15082016212553.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA FERR"
    "autor_email" => "alessaferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19651
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 11838
    "titulo" => "A ANIMAÇÃO GUERRA DOS BÁRBAROS E O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Diante dos desafios do cenário educacional contemporâneo do século XXI, cada dia mais tornar-se essencial aprimorar as estratégias de ensino, bem como apropriar-se de das múltiplas linguagens (cinema, teatro, literatura, música, artes plásticas e a arte sequencial) com o propósito de redimensionar o processo de ensino e aprendizagem e assim contribuir para que os conteúdos apresentados em sala de aula sejam carregados de significado para os sujeitos da aprendizagem. Nesse sentido, vislumbramos tecer diálogos com Peter Burke, Kátia Abud entre outros autores que revelaram nos estudos realizados a importância da renovação na pesquisa história e de como essa tendência em ampliar a noção de documento histórico e diversificar os objetos de estudo teve forte influência também no ensino de História. Fundamentados em tal arcabouço teórico, selecionamos uma animação denominada Guerra dos Bárbaros para realizarmos uma análise das possibilidades proporcionadas pelo referido recurso em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA CULTURAL, ENSINO DE HISTÓRIA, ANIMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID11838_15082016212553.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA FERR"
    "autor_email" => "alessaferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante dos desafios do cenário educacional contemporâneo do século XXI, cada dia mais tornar-se essencial aprimorar as estratégias de ensino, bem como apropriar-se de das múltiplas linguagens (cinema, teatro, literatura, música, artes plásticas e a arte sequencial) com o propósito de redimensionar o processo de ensino e aprendizagem e assim contribuir para que os conteúdos apresentados em sala de aula sejam carregados de significado para os sujeitos da aprendizagem. Nesse sentido, vislumbramos tecer diálogos com Peter Burke, Kátia Abud entre outros autores que revelaram nos estudos realizados a importância da renovação na pesquisa história e de como essa tendência em ampliar a noção de documento histórico e diversificar os objetos de estudo teve forte influência também no ensino de História. Fundamentados em tal arcabouço teórico, selecionamos uma animação denominada Guerra dos Bárbaros para realizarmos uma análise das possibilidades proporcionadas pelo referido recurso em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.