O tema “ácidos e bases” faz parte do cotidiano dos alunos, sendo assim, um dos tópicos de grande relevância para formação do cidadão crítico. Neste artigo discutiremos os conhecimentos prévios ou concepções alternativas com o objetivo de identificar as concepções de alunos de ensino médio sobre ácidos e bases, bem como propor estratégias didáticas que possibilitem a mudança conceitual aos discentes. A pesquisa teve caráter qualitativo, e contou com a participação de 30 alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luiz Felipe na cidade de Sobral - CE. Foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados um questionário, no qual após a aplicação, os dados coletados foram organizados de acordo com o método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que ao associarem o ácido como uma substancia corrosiva, os discentes apresentaram uma das características gerais desse tipo de composto, mostrando, assim, algum conhecimento científico sobre o tema. Constatou- se também que a maior parte dos alunos não consegue detectar a presença de ácidos em seu cotidiano desconhecendo as implicações dessas substancias em relação aos aspectos sociais e econômicos. Além disso, obsevou-se visões negativas quanto à aplicabilidade desses compostos que pode ser resultante da interação dos alunos com os meios de comunicação. Baseado nesse cenário, recomenda-se que o professor trabalhe em sala de aula estratégias de ensino que favoreçam a evolução conceitual. Outra forma de se trabalhar esses conteúdos seria a utilização da Abordagem CTSA (Ciencia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) em sala de aula, com a finalidade dos alunos perceberem aplicações tecnológicas de ácidos e bases, e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.