UTILIZAÇÃO DO JORNAL IMPRESSO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DA NOTÍCIA E REPORTAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22430 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 7310 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JORNAL IMPRESSO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DA NOTÍCIA E REPORTAGEM" "resumo" => """ Resumo\r\n O jornal impresso é essencialmente um meio de comunicação em massa, acessível à maioria das pessoas, por isso mesmo pode ser um instrumento importantíssimo no processo de alfabetização e leitura por sua variedade de gêneros textuais e imagens, oferecendo uma gama de possibilidades para o público adulto. Diante desse aspecto, iremos analisar de que maneira o docente tem utilizado textos jornalísticos do jornal impresso como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos. A ideia é identificar se o professor já se utiliza do jornal impresso com o intuito de alfabetizar adultos, além de analisar as contribuições dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem na alfabetização de adultos. Teorias relacionadas ao uso de mídias na educação e aos gêneros textuais do jornalismo fundamentam esta pesquisa. Por fim, o trabalho defende a ideia de que os gêneros jornalísticos contribuem para alfabetização de jovens e adultos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO;, JOVENS E ADULTOS;, JORNAL IMPRESSO;, GÊNEROS JORNALÍSTICOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID7310_14072016170229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ADENILSA BATISTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADENILSA FERREI" "autor_email" => "adenilsaferreira@gmail.co" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22430 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 7310 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JORNAL IMPRESSO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DA NOTÍCIA E REPORTAGEM" "resumo" => """ Resumo\r\n O jornal impresso é essencialmente um meio de comunicação em massa, acessível à maioria das pessoas, por isso mesmo pode ser um instrumento importantíssimo no processo de alfabetização e leitura por sua variedade de gêneros textuais e imagens, oferecendo uma gama de possibilidades para o público adulto. Diante desse aspecto, iremos analisar de que maneira o docente tem utilizado textos jornalísticos do jornal impresso como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos. A ideia é identificar se o professor já se utiliza do jornal impresso com o intuito de alfabetizar adultos, além de analisar as contribuições dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem na alfabetização de adultos. Teorias relacionadas ao uso de mídias na educação e aos gêneros textuais do jornalismo fundamentam esta pesquisa. Por fim, o trabalho defende a ideia de que os gêneros jornalísticos contribuem para alfabetização de jovens e adultos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO;, JOVENS E ADULTOS;, JORNAL IMPRESSO;, GÊNEROS JORNALÍSTICOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID7310_14072016170229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ADENILSA BATISTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADENILSA FERREI" "autor_email" => "adenilsaferreira@gmail.co" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }