Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO TRABALHO?

Palavra-chaves: INSTRUÇÃO, GÊNERO, DESIGUALDADE, TRABALHO, TRABALHO Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo principal do trabalho é analisar como a condição de gênero e o nível de instrução das pessoas pode manifestar desigualdades e influenciar as diferenças existentes no mundo do trabalho. Ainda são comuns as diferenças no trabalho entre homens e mulheres que ocupam as mesmas funções. Mesmo que as mulheres apresentem anos de estudo superior ao dos homens, sua posição na sociedade encontra-se fragilizada, pois grande parte delas está inserida em ocupações informais e precárias de trabalho. A abordagem sobre a desigualdade de gênero deve ser tratada de forma multidisciplinar, embora a construção de cenários seja importante para localizar e caracterizar os aspectos que marcam as diferenças entre homens e mulheres no trabalho. A pesquisa está concentrada na análise dos dados dos Censos Demográficos, das Pesquisas Nacional por Amostra de Domicílio, dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e do Ministério do Trabalho para o estado da Paraíba e a capital João Pessoa, a partir de 2000. Busca-se relacionar e analisar os níveis de instrução, ocupações no trabalho e rendimentos por gênero. Como principal resultado destaca-se que as mulheres continuam ocupando, em sua maioria, postos de trabalho com menor remuneração, além de estarem submetidas ao trabalho informal e precário, sendo expostas à falta de proteção social e jornadas de trabalho extenuantes, comparadas ao trabalho masculino.

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