FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21040 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 921 "inscrito_id" => 9773 "titulo" => "FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Com a evolução da tecnologia, à internet está se popularizando cada vez mais e crescendo de maneira espantosa consideravelmente nos últimos anos exercendo um grande impacto no modo de produção da sociedade, portanto o mundo virtual e o real se fundem cada vez mais, fazendo com que as influências das inovações tecnológicas façam parte do cotidiano dos indivíduos. Contudo, as novas gerações já nascem e crescem conectada nesse novo mundo virtual (internet), tornando a tarefa de educa-lás em sala de aula uma função cada vez mais desafiadora. Nesse sentido faz-se necessário a busca de novos meios e diferentes estratégias de ensino que auxiliem a interação dos alunos de forma educativa. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da rede social (Facebook) como ferramenta pedagógica no ensino de Química através de atividades complementares a serem desenvolvidas no Facebook (grupo fechado) para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB, pois, essa ferramenta permite ao educador direcionar conteúdos vistos em sala de aula para esse mundo virtual e flexibilizar os contextos de aprendizagem possibilitando um ambiente de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Este trabalho é um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, teve como técnica a observação participante e como instrumento de coleta de dados atividades desenvolvidas no Facebook (grupo fechado). Contudo percebeu-se que o Facebook mostra-se bastante eficaz na construção de saberes, uma vez que se observou a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes pesquisados. Nossa fundamentação baseia-se em Fernandes (2013), Magrin (2014), e Pinheiros (2013). A análise nos mostra que Com base nos resultados deste trabalho, a grande importância de utilizar as TICs como recurso de aprendizagem colaborativa no ensino de Química, pois, a rede social Facebook foi muito bem utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal e informal, uma vez que agrega diversos tipos de mídias em um único ambiente, motivando e envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem, onde, o professor atua como mediador, mas os alunos são responsáveis pela própria produção." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "FACEBOOK, ENSINO DE QUÍMICA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID9773_12082016002945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21040 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 921 "inscrito_id" => 9773 "titulo" => "FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Com a evolução da tecnologia, à internet está se popularizando cada vez mais e crescendo de maneira espantosa consideravelmente nos últimos anos exercendo um grande impacto no modo de produção da sociedade, portanto o mundo virtual e o real se fundem cada vez mais, fazendo com que as influências das inovações tecnológicas façam parte do cotidiano dos indivíduos. Contudo, as novas gerações já nascem e crescem conectada nesse novo mundo virtual (internet), tornando a tarefa de educa-lás em sala de aula uma função cada vez mais desafiadora. Nesse sentido faz-se necessário a busca de novos meios e diferentes estratégias de ensino que auxiliem a interação dos alunos de forma educativa. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da rede social (Facebook) como ferramenta pedagógica no ensino de Química através de atividades complementares a serem desenvolvidas no Facebook (grupo fechado) para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB, pois, essa ferramenta permite ao educador direcionar conteúdos vistos em sala de aula para esse mundo virtual e flexibilizar os contextos de aprendizagem possibilitando um ambiente de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Este trabalho é um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, teve como técnica a observação participante e como instrumento de coleta de dados atividades desenvolvidas no Facebook (grupo fechado). Contudo percebeu-se que o Facebook mostra-se bastante eficaz na construção de saberes, uma vez que se observou a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes pesquisados. Nossa fundamentação baseia-se em Fernandes (2013), Magrin (2014), e Pinheiros (2013). A análise nos mostra que Com base nos resultados deste trabalho, a grande importância de utilizar as TICs como recurso de aprendizagem colaborativa no ensino de Química, pois, a rede social Facebook foi muito bem utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal e informal, uma vez que agrega diversos tipos de mídias em um único ambiente, motivando e envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem, onde, o professor atua como mediador, mas os alunos são responsáveis pela própria produção." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "FACEBOOK, ENSINO DE QUÍMICA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID9773_12082016002945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }