Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIFICAÇÃO DAS PREFERÊNCIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS DE DISCENTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A vivência no processo de ensino e da aprendizagem quando positiva estimula o aluno a adquirir o saber de um determinado assunto de forma mais eficaz. Para o ambiente de ensino, bem como para os professores e gestores do ensino superior a análise das preferências de alunos se torna um importante meio de analisar se o conhecimento está sendo adquirido e assim propor mudanças e uso de novas estratégias. Para se conhecer o que o indivíduo sabe ou não, é preciso investigar como as informações estão sendo repassadas e quais conhecimentos prévios trazidos a partir da trajetória acadêmica do discente, pois os saberes previamente aprendidos permitem que o docente desenvolva atividades pedagógicas com diferentes níveis de complexidade, e assim torna o processo de ensino e aprendizagem conduzido para o grupo específico estudado. O presente estudo tem como objetivo identificar as preferências didático pedagógicas de discentes do curso de graduação em Fisioterapia de uma instituição de ensino superior particular em Fortaleza Ceará. Para isso, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, composto de cinco perguntas fechadas e uma aberta. Para analisar as respostas dos alunos, aplicou-se uma análise estatística simples, que permitiu identificar quais recursos pedagógicos mais utilizados pelos docentes das disciplinas cursadas bem como, qual o tipo de metodologia de aula favorece um melhor resultado no processo de aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa. De acordo com os resultados avistados, foi possível identificar que os slides pessoais dos professores estiveram como recurso pedagógico mais utilizado nas aulas ministradas. Percebeu-se que o fazer algo prático tem significância no aprendizado dos discentes desta pesquisa e que não ter tempo para refletir torna o processo de aprendizagem difícil. Infere-se a partir deste estudo que a qualidade do aprendizado precisa estar relacionado a maneira de como este ensino está sendo repassado, pois a dinâmica educacional deve ser entendida a partir das ações dos professores e planejamento dos cursos.

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