A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19998 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3627 "inscrito_id" => 12358 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A Educação a Distância – EAD, modalidade de educação que muito tem se desenvolvido nos últimos anos, utiliza múltiplas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de “aproximar” o estudante e motivá-lo, a fim de aumentar a sua autonomia de estudo e promover a sua aprendizagem significativa. Uma destas TIC é o material didático impresso (MDI) . Portanto, este trabalho faz um recorte de pesquisa de mestrado em andamento justificada pela escassez de pesquisas com este foco, já que as pesquisas sobre a temática “material didático impresso”, versão, em sua maioria, questões direcionadas a estratégias de produção de material, relação professor-aluno, avaliação, ensino-aprendizagem etc, havendo uma escassez de pesquisas, valorizem o olhar do aluno sobre os seus saberes e suas táticas de aprendizagem, considerando o MDI como material de apoio, que tem uma função no seu processo de aprendizagem, mas que não se compromete em esgotar os conteúdos nem tampouco, substituir outra tecnologia, mas integrá-las. Neste sentido têm-se como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração de um Instituto Federal, ofertado na modalidade a distância. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1. Investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração do IFPI na modalidade a distância; 2. Analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI; 3. Desenvolver uma ferramenta avaliativa do material didático impresso utilizado nos cursos técnicos, na modalidade à distância. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, resultante de estudo de caso alicerça-se na perspectiva da pesquisa aplicada quanto à sua finalidade, descritiva quanto aos objetivos, Estudo de Caso segundo o ambiente de coleta de dados, e qualitativa quanto à análise dos dados. Tem como universo o curso Técnico em Administração do IFPI, na modalidade a distância, tendo como amostra, alunos matriculados no último Módulo do curso, em dois polos de apoio presencial, que chamaremos de Polo A e Polo B. Assim, para atender o objetivo específico de investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados pela amostra, foram utilizados como instrumento de coleta de dados questionário misto e entrevista semiestruturada in loco, entendendo que os dados coletados servem para identificar a relação dos sujeitos com o objeto da pesquisa, subsidiando o pesquisador em sua reflexão e entendimento do contexto. Para alcançar o objetivo específico de analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI será realizada a pesquisa documental dos matérias didáticos impressos disponibilizados durante o referido curso. Como técnica de análise de dados utilizou-se e utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO, PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID12358_19082016223103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INARA ERICE DE SOUZA ALVES RAULINO LOPES" "autor_nome_curto" => "INARA RAULINO" "autor_email" => "inararaulino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19998 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3627 "inscrito_id" => 12358 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A Educação a Distância – EAD, modalidade de educação que muito tem se desenvolvido nos últimos anos, utiliza múltiplas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de “aproximar” o estudante e motivá-lo, a fim de aumentar a sua autonomia de estudo e promover a sua aprendizagem significativa. Uma destas TIC é o material didático impresso (MDI) . Portanto, este trabalho faz um recorte de pesquisa de mestrado em andamento justificada pela escassez de pesquisas com este foco, já que as pesquisas sobre a temática “material didático impresso”, versão, em sua maioria, questões direcionadas a estratégias de produção de material, relação professor-aluno, avaliação, ensino-aprendizagem etc, havendo uma escassez de pesquisas, valorizem o olhar do aluno sobre os seus saberes e suas táticas de aprendizagem, considerando o MDI como material de apoio, que tem uma função no seu processo de aprendizagem, mas que não se compromete em esgotar os conteúdos nem tampouco, substituir outra tecnologia, mas integrá-las. Neste sentido têm-se como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração de um Instituto Federal, ofertado na modalidade a distância. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1. Investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração do IFPI na modalidade a distância; 2. Analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI; 3. Desenvolver uma ferramenta avaliativa do material didático impresso utilizado nos cursos técnicos, na modalidade à distância. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, resultante de estudo de caso alicerça-se na perspectiva da pesquisa aplicada quanto à sua finalidade, descritiva quanto aos objetivos, Estudo de Caso segundo o ambiente de coleta de dados, e qualitativa quanto à análise dos dados. Tem como universo o curso Técnico em Administração do IFPI, na modalidade a distância, tendo como amostra, alunos matriculados no último Módulo do curso, em dois polos de apoio presencial, que chamaremos de Polo A e Polo B. Assim, para atender o objetivo específico de investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados pela amostra, foram utilizados como instrumento de coleta de dados questionário misto e entrevista semiestruturada in loco, entendendo que os dados coletados servem para identificar a relação dos sujeitos com o objeto da pesquisa, subsidiando o pesquisador em sua reflexão e entendimento do contexto. Para alcançar o objetivo específico de analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI será realizada a pesquisa documental dos matérias didáticos impressos disponibilizados durante o referido curso. Como técnica de análise de dados utilizou-se e utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO, PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID12358_19082016223103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INARA ERICE DE SOUZA ALVES RAULINO LOPES" "autor_nome_curto" => "INARA RAULINO" "autor_email" => "inararaulino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }